segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Doces Lembranças


Hoje senti tantas saudades da minha primeira professora!
Como a professora Tereza Ramos era dócil!
 Acredito que por ela ser alta, era chamada de “Terezona”.
Como ela ensinava bem! Eu entrei direto na primeira série, já sabia ler e escrever, aprendi em casa com minhas irmãs; porém naquele ano tão prazeroso, não foi difícil para que minha mãe se orgulhasse( no final do ano) em mostrar meu boletim para muita gente, isso mesmo, na época nas 3 disciplinas Matemática, Português e Estudos Sociais, nos 4 bimestres eu obtive 9 notas máxima (100, ou seja, 1,0).
Muitas vezes eu fui com os pés descalços para a escola e sem me alimentar por falta de alimentos, não tinha o melhor comportamento, entretanto, não me sentia mal, pois minha amada professora sabia muito bem trabalhar tais questões e sempre me ganhava com um sorriso!
Tenho contato até hoje com algumas coleguinhas daquele ano e me alegro de pensar que mesmo sem conhecer o Meu Amado Jesus, Ele sempre me presenteou com pessoas boas, sempre cuidou de mim e me surpreende a cada dia. Apesar da vida difícil, tenho incontáveis doces lembranças!
 

Pode uma Mulher esquecer-se do filho que ainda mama, de modo que não se compadeça do filho do seu ventre? Mas ainda que esta esquecesse, eu, todavia, não me esquecerei de ti (Isaias 49.15).


As 100 ovelhas - Igreja Ass. de Deus SEDE - 31-07-2011

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Estar grávida é...

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Senhor, Sonda-me!

Salmo 139

1) SENHOR, TU EXAMINASTE a fundo a minha alma e conheces todas as coisas a meu respeito.
2) Tu sabes o que acontece comigo quando estou descansando ou quando estou caminhando. Tu conheces de longe cada um dos meus pensamentos.
3) Tu examinas cuidadosamente todos os meus passos e observas com atenção o meu sono; sim, Tu conheces muito bem tudo o que eu faço.
4) Tu sabes tudo o que eu vou dizer antes da palavra ser formada em minha boca.
5) Tu estás à minha frente e atrás de mim ao mesmo tempo, e me guias e abençoas com a tua mão.
6) Saber isso é algo tão maravilhoso que eu nem consigo compreender!
7) É impossível fugir do teu Espírito! Em lugar algum conseguirei me esconder de Ti, meu Deus!
8) Se eu subir bem alto em direção ao céu Tu estás lá; se eu quiser descansar no reino dos mortos, lá também Te encontrarei.
9) Se eu voar para as partes mais distantes do oceano com os primeiros raios da manhã
10) até ali a tua mão dirigirá os meus passos e o teu poder me dará forças para ficar de pé.
11) Se eu tentar me esconder de Ti na escuridão, Tu transformas a noite em dia claro.
12) Para Ti, a escuridão nada esconde, a noite mais escura é dia claro; a escuridão e a luz são a mesma coisa.
13) Tu criaste todas as partes internas do meu corpo; Tu uniste todas essas partes para formar o meu corpo, enquanto eu ainda estava no ventre de minha mãe.
14) Eu Teu agradeço por me teres criado de maneira tão perfeita e maravilhosa! O teu trabalho é um verdadeiro milagre e na minha alma sei disso muito bem.
15) Tu conhecias perfeitamente cada parte do meu corpo enquanto eu ainda estava sendo formado no ventre de minha mãe, como a semente que cresce debaixo da terra.
16) Antes mesmo do meu corpo tomar forma humana Tu já havias planejado todos os dias da minha vida; cada um deles estava registrado no teu livro!
17) Senhor, como são importantes para mim os teus pensamentos sobre a vida! São tantos que não consigo contar; são como os grãos de areia nas praias. A cada novo dia, quando acordo, sinto que fico mais perto de Ti.
19) Eu desejo Senhor que Tu destruas os pecadores rebeldes! Para longe de mim, homens malvados e violentos! Vão embora!
20) Eles ofendem a Deus abertamente, cheios de ódio e maldade nos corações.
21) Ó Senhor, eu odeio os que Te odeiam! Teus inimigos são meus inimigos também.
22) Realmente odeio essa gente que Te despreza; para mim, são inimigos mortais.
23) Por isso, ó Deus, examina a minha vida em detalhes! Põe os meus pensamentos e emoções à prova, toma conhecimento de tudo!
24) Descobre qualquer caminho errado e mau e orienta-me para que eu ande sempre pelo caminho da vida eterna.
Amém!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Barbie, Susi ou Polly????


Tive um sonho  estranho esta noite e após orar pela manhã estou aqui transpondo minhas reflexões!
Sou grata a Deus pelos filhos abençoados que Ele nos concedeu e agora tem  mais um(uma) no meu ventre...é alegria demais poder gerar, dar a luz, amamentar..
Embora  minhas gravidez sejam planejadas, oradas e pedidas a vontade plena do Pai, me preocupo com muitas coisas, entre elas a educação, especialmente na primeira infância, sendo esta educação inicial satisfatória, as etapas a seguir terá menos chance de NÃO serem boas.
("Ensina a criança no caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele" Provérbios 22:6).

Na minha infância passei fome, medo e tantas coisas adversas ao desenvolvimento saudável de uma criança, todavia, hoje nossas crianças estão muito mais expostas ao que não edifica do que aquele tempo de simplicidade no sítio.

Procuro o tempo todo selecionar programas de televisão, tipos de desenhos, joguinhos no computador que as crianças possam explorar em “segurança”. Sim, meus filhos assistem desenhos e exploram jogos educativos no computador. Geralmente assistimos jornal também na minha casa e algumas partidas de futebol, entretanto, não sabemos nem nomes de novelas que estão no ar ou que passaram nos últimos  anos...
Com todo cuidado que temos, as vezes nos deparamos com coisas inadequadas do ponto de vista Bíblico e pedagógicos.
Temos assinaturas de algumas revistas  cientificas e como atualmente a exposição do corpo é tão natural, mesmo sendo outro propósito das referidas revistas, as vezes me deparo com fotos , principalmente de mulheres quase nuas..como não posso privar meus filhos de tudo, nem cria-los numa redoma, eles olham as revistas, assim sendo, ao receber as mesmas, arranco as folhas inadequadas...
Até parece ingenuidade minha, pois quando saem na rua, é comum os outdoors indecentes espalhados pelas ruas, todavia penso que é importante eles saberem que por mais que seja natural aí fora, no nosso lar NÃO E NÃO...
Outro fator, especialmente o presente no meu sonho desta noite, são os brinquedos que deixamos nossos filhos manejar. Se algum leitor que por ventura aqui passar já presentearam meus filhos com alguns dos brinquedos que vou citar, peço desculpas, mas tais brinquedos não permaneceram nas mãos deles.
Trata-se de “armas de fogo” e bonecas sensuais e/ou com corpo de mulher, como barbie, susi e outras semelhantes
Ainda antes de ser mãe, desenvolvi um projeto no programa social EURECA ll, na cidade de Cascavel, em um bairro da cidade com relevantes ocorrências de violência envolvendo armas.
De acordo com o projeto, as crianças do bairro Santa Cruz que possuíam arminhas, trocavam por carrinhos, jogos e outros brinquedos educativos. Fiquei muito grata com os resultados e o projeto ganhou força com o apoio da imprensa, área da infância e outros segmentos.
Bem, nem preciso dizer que seleciono os brinquedos dos meus filhos na medida do possível. É claro que o Davi ganhou arminhas em aniversários e outras ocasiões, mas todas foram destruídas.
Do mesmo modo, a Sara já ganhou em aniversários, dia das crianças, bonecas com corpos de adultos mas assim como as arminhas, foram destruídas literalmente, nunca colocamos no lixo, pois outra criança pode encontrar e o que não queremos para nossos filhos não desejamos para outras crianças também.
É claro que as arminhas , até devido o projeto criado de desarmamento, se tornou mais fácil a conscientização da sociedade dos perigos causados quando deixamos nossas crianças manusear tal "brinquedo", todavia, as bonecas sensuais com formas de adulto, é mais sutil, parece mais inocente uma vez que seus efeitos são mais camuflados.
Em 2009 participei do congresso Ibero americano de formação de professores em Santa Maria (RS), e havia vários artigos relacionados ao brincar e brinquedos do universo infantil e todos os países participantes trouxeram uma reflexão e se assim posso dizer, uma denuncia sobre a manipulação sobre os consumidores desse tipo de brinquedos.

“Duas bonecas Barbie são compradas, a cada segundo, em algum lugar do planeta.
Com a troca constante de embalagens e o visual adaptável às diferentes etnias, a boneca
norte-americana construiu uma memória do mundo em quase meio século de existência.
Sempre mostrando seu sucesso atrelado à beleza e a um comportamento jovem e
consumista, Barbie atingiu o Novo Milênio com o status de boneca mais vendida no
mundo. Mas, o que poucos sabem, é que Barbie tem uma descendência alemã e é fruto de
um modelo feminino ideal do pós-guerra”( STEINBERG (2001) e LORD (2004).
Segundo a história a barbie foi criada para homens  adultos após a segunda guerra mundial, além de ser símbolo sexual era usada para dar de presentes para as namoradas no lugar de flores...

Ruth Handler e Elliot Handler foram os fundadores da empresa de brinquedos que
fabrica a Barbie, a Mattel. Em 1956, o casal passava as férias com a família na Suíça
quando Ruth, fazendo compras com sua filha adolescente, viu uma boneca que não
conhecia. A menina quis comprá-la para enfeitar seu quarto e a mãe levou duas bonecas
para a filha e uma para entregar aos executivos da Mattel, pois havia vislumbrado a
possibilidade de fabricar uma boneca com corpo adulto, como há anos desejava criar.
A boneca se chamava Lilli, era personagem de caricaturas do jornal alemão Bild-
Zeitung. Lilli apresentava-se como uma derrotada no pós-guerra que fazia de tudo para
trazer de volta sua prosperidade: estampada nas histórias de maneira pornográfica, ela
costumava perseguir homens ricos em busca de dinheiro e sucesso. Transformada em
boneca, Lilli era uma espécie de mascote para os homens adultos. Vendida em bares e
tabacarias, Lilli não era direcionada para crianças; a boneca ficava sentada com as pernas
abertas em um balanço ou em um burrico e servia tanto para ser colocada no painel do
carro como um presente para as namoradas no lugar de flores.
Lilli é então precursora da Barbie (nome dado em homenagem à filha de Ruth”( ROVERI1, Fernanda Theodoro – UNICAMP).

Se observarmos as propagandas de brinquedos dirigidas às meninas, também
veremos que elas investem de forma importante na idéia de cultivo à beleza como
algo inerente ao feminino, aliada sempre ao supérfluo, ao consumo desenfreado,
ou seja, não basta ter apenas a boneca Barbie, Susi ou Polly, é preciso ter todos os
modelos e variações da mesma boneca e seus respectivos acessórios(ibd). Barbie ainda ensina para as crianças como elas devem se apresentar corporalmente,
vendendo não só seus produtos, mas o estilo de vida que está em alta no mercado. No site
brasileiro da boneca, é possível participar de diversas atividades com a Barbie e aprender
que é essencial ter uma roupa para cada ocasião e não repetir o mesmo traje dentro de
certos espaços de tempo. Barbie e suas amigas mostram como a mulher pode ficar mais
bonita e descolada ao usar roupas que valorizam as formas femininas mais admiradas
socialmente.
Entrar no mundo da Barbie e ser como uma destas bonecas está cada vez mais
“fácil”: Qualquer mulher que não possuir uma anatomia eficaz em exaltar a eminência da
roupa escolhida, poderá contar com serviços de drenagem linfática, bioplastia, depilação a
laser, lifting, dieta natural, limpeza de pele, aparelho de ginástica passiva, bronzeamento
instantâneo e lipoescultura.
Embalada com seus atrativos da moda em um alvejado cenário de sonho e fantasia,
Barbie impõe uma significação corporal construída sob os moldes higienistas e eugênicos(naturalizaçào do social),
consagrando-se como uma das inscrições da contemporaneidade que assinala
profundamente a sua marca cor-de-rosa sob o corpo de milhões de meninas. Mesmo que
nem todas as crianças possam comprar os produtos que a publicidade da Barbie esforça-se
para vender, qualquer pessoa pode consumir os signos de gênero e sexualidade
apresentados pela boneca, que vertiginosamente ensina e produz certas formas de pensar,
de agir, de estar e se relacionar com o mundo.
(...) Sujeitos consomem não só mercadorias como também valores que
estabelecem como deve ser o corpo, como devemos nos vestir, quais
comportamentos valorizar, isso tudo não somente através das marcas de gênero,
como também de raça/etnia, classe, geração, para citar algumas. (SABAT,
2003, p.153).
Outro fato que talvez  me adentrarei em outro momento é que ao comprarmos brinquedos para nossos filhos, parece que o mercado define bem o que é de meninos e o que é de meninas, mas na prática, fica difícil classificar isso, não acho inocente, nem prudente minha filha trocar roupas, manipular uma bonecas com formas de corpo adulto, seios e tudo mais.
Compreendo a importância do brincar, acredito que a menina desde de pequena se prepara para a maternidade, como cuidar de um bebe etc, entretanto, uma barbie, uma susi, ou polly, ou semelhante não tem nada a despertar de instinto materno, muito pelo contrário.
Este assunto é amplo e vale ser considerado, mas por alguma razão e urgência de postar isso, nem vou corrigir e poderia ser melhor escrito, certamente aprofundarei a reflexão a cerca da temática em outra ocasião.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Senhor, Eu Quero Ser Como Tu - Homenagem da EBD- Dpto infantil Ass. de D...

domingo, 14 de agosto de 2011

Aba Pai

Que bom que me escolheu;
Que formidável que me adotou;
Mudou o meu titulo de “filha sem pai”( que por muitos anos me  assombrou) para FILHA DO REI.
As minhas vestes mudou...
Eu sou do meu Amado e Ele é meu...
Me sinto segura em seus braços; o medo se foi...não tenho mais medo da tempestade, pois sei  que estás comigo... e vai ser sempre assim!
Sim, poderias ter permitido  eu  nascer em “em berço de ouro”, mas  se isso tivesse acontecido talvez hoje não reconhecesse o preço da adoção, o verdadeiro valor do meu resgaste!
Obrigada Papai por aplicar o seu plumo na minha vida!
Eu sei que tratar feridas dói, mas o seu plumo nos leva a lugares altos...
Eu encontrei bálsamo em Gileade!
Eu te agradeço por dar o seu único filho por mim!
Não me deixaste órfã, voltaste para mim, estendeu suas mãos...
Eu sou do Meu Amado e Ele é Meu!
Aba Pai!


Porque não recebestes o espírito de escravidão, para outra vez estardes em temor, mas recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba, Pai 
   O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus.
    E, se nós somos filhos, somos logo herdeiros também, herdeiros de Deus, e co-herdeiros de Cristo: se é certo que com ele padecemos, para que também com ele sejamos glorificados (Romanos 8.16-18).
               

sábado, 13 de agosto de 2011

A Diferença Que Faz Um Pai


Ontem meu esposo me repassou um recorte de jornal (retirado do jornal o paraná – domingo – 7 de agosto),com um texto o qual se encontra a baixo. O interessante que vem ao encontro do que discutimos há tempo na nossa casa através das literaturas e experiências vividas tanto nas nossas famílias como também na vivência profissional e social.
Felizmente o referido texto foi lido e recortado por um pai, este passou para outro.... sucessivamente até que um deles entregou para o meu esposo ler...
Compactuo com o referido texto e confesso que tirei um peso dos meus ombros quando me convenci dessa verdade. O texto é cientifico, empírico, entretanto, quando vamos ao estudo da palavra de Deus é notória a referência, importância e embasamento que esta dá no papel fundamental de um pai.

A Diferença Que Faz Um Pai
É comum as pessoas exaltarem somente a importância da mãe na educação dos filhos,
mas hoje você irá saber qual é a real diferença que um pai faz na vida dos mesmos.
O envolvimento do pai propicia o desenvolvimento de competências diferentes no cérebro das crianças, sobretudo na área das relações sociais.
Segundo as teorias feitas por John Gottman, sustenta-se que toda criança precisa realmente de um pai, mas nem todo pai serve. O verdadeiro pai é aquele que é um preparador emocional, ou seja, aquele que está emocionalmente presente, capaz de confortar a criança quando está triste, que não é excessivamente crítico e emocionalmente frio, mas que está por dentro do dia da criança, sabendo os nomes de amigos, do que eles brincaram e como foi ter ido mal na prova da escola.
Aprofundei-me nas pesquisas científicas sobre a importância da figura paterna e veja só o que descobri:
-  Os pais podem influenciar os filhos de uma maneira que as mães não conseguem, especialmente no que diz respeito ao relacionamento da criança com os colegas e seu desempenho na escola.
- Pesquisas indicam, por exemplo, que meninos com pais ausentes  tem mais dificuldade
de encontrar equilíbrio entre a afirmação da masculinidade e o autocontrole.
Consequentemente, eles têm mais dificuldade de aprender a se controlar e a lidar com
as frustrações, sendo essas características que adquirem importância cada vez maior à medida que a criança cresce.

- As meninas cujos pais são presentes e interessados, são menos propensas a  cair
Precocemente  na promiscuidade sexual e mais propensas a estabelecer relacionamentos
saudáveis com os homens quando se tornam adultas.
-As crianças cujos pais tinham dado mais carinho tinham relacionamentos sociais
melhores.

- Os bebês de cinco meses do sexo masculino que tinham contato com os pais
estranhavam menos as pessoas e eram bebês que se atiravam mais no colo de pessoas
estranhas do que aqueles cujos pais não eram tão envolvidos. Esses bebês
quando tinham um ano choravam menos quando deixados com um estranho.

- Constataram que as crianças de três a quatro anos, cujos pais brincavam em sessões
de vinte minutos por dia e nas brincadeiras havia contato físico, eram mais populares
com os colegas.

Esse mesmo estudo comprovou algo curioso e significativo:
Esse mesmo índice de popularidade era baixíssimo naqueles filhos cujos pais
eram autoritários e críticos nas brincadeiras, pois eram crianças que tinham medo de
se expor aos colegas, por acharem que iriam analisar seus defeitos.

- As crianças que foram humilhadas pelos pais costumam ser mais difíceis.
Acabam sendo mais agressivas com os amigos e geralmente são as que se saem
pior na escola, com alguns sinalizadores de violência e delinquência.

- A interação mãe/filho
Também  é importante, mas verificaram surpreendentemente
que comparada com a relação do pai, o contato com a mãe não fazia prever com tanta
certeza o sucesso ou o fracasso da criança na escola e com os amigos.
 Agora que você já sabe disso, use, abuse e explore essas informações!
( Dra karinerizzardi@hotmail.com (45) 3224-4365)

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Senhor,Eu Quero Ser Como Tu


(Danny Berrios)
Eu Quero Ser Como Tu

Se senta ao meu lado e um abraço me dá
 Me diz papai, lhe pergunto o que é
Com seu travesseiro se encosta em mim
 e me diz papai eu quero ser como tu.
 Chego na cama e um beijo lhe dou
 Apagando a luz faço uma oração
 Que quando ele cresça veja em mim
 Um pai que vive para Deus.


Senhor eu quero ser como Tu 
porque ele quer ser como eu

 Eu quero ser um bom exemplo
 Que seus olhinhos possam ver

Senhor ajuda-me a ensinar-lher
Que ele possa entender
 Que eu quero ser como Tu
 porque ele quer ser como eu.

Admito que tenho muito que aprender
 Cometo erros, Tu sabes muito bem
 as pressões da vida vem sobre mim
 necessito da tua ajuda pois só não vou poder.


Quero me esforçar e aprender mais de Ti
 ser paciente e meigo, cheio de amor
 porque ele aprende o que ele vê

 que Tua imagem Senhor seja o que ele veja em mim.


Talvez ele venha a mim dizendo papai é o melhor
 porém é o que estou aprendendo com o meu Pai Celestial.

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Especialmente Para o Papai Deividh


Paciente:           
                                
1927417 - CLEONICE LUIZA MOREIRA DE SA       
                               50057902    
                  10/08/2011 16:02:52    
               
                Solicitação:       
                Matrícula    
                  Data do Cadastro:        
                PROPRIO PACIENTE      
                     
                  10/08/2011 11:38:04    
               
                Instituição:                          Local:
                PARTICULAR                        Und 12 - Irani
                                                                             
               
Exame: Resultado:       
HCG - GONADOTROFINA CORIÔNICA - Semiquanti       
  4168,0
               
   Valor(es) de referência:          
Material:             soro
Método:              Quimioluminescência
               
< 1,0  mUI/mL : Negativo
> 30,0 mUI/mL : Sugestivo de gravidez

domingo, 7 de agosto de 2011

E Ele converterá o Coração dos Pais a seus Filhos e o Coração dos Filhos ao Pais

O livro “O Avivamento Do Odre Novo” do pastor Marcos de Souza Borges (Coty) ( o qual eu estudei, leio e recomendo), nos chama a atenção para a “idolatria”, especialmente em relação ao dia das mães, bem como ao papel desta na família e na sociedade. O autor faz referência ao fato do Brasil ter uma mulher como padroeira , isso não é por acaso...enfatizando mais a mãe, naturalmente busca tirar o pai (o homem) de cena deformando assim o projeto original de Deus que coloca o pai como sacerdote e líder .
Inclusive em igrejas evangélicas  é notória a elevação do papel de mãe em relação ao papel de pai. As apresentações para mães geralmente são mais melosas, todas  pomposas...e quando se trata de homenagens aos pais, nos causa a  impressão que este é menos importante na vida e educação dos filhos.
É comprovado que o comércio vende muito mais na época do dia das mães do que do dia dos pais. Isto demostra uma cultura que inverte os valores, os papéis de homem e mulher (nesse caso o papel de pai e mãe).
De acordo com o pastor Coty, utilizando a Bíblia como fundamento, é o pai que tem maior influência na vida dos filhos, em todas as áreas, inclusive sexual...tais influências podem ser positivas ou negativas.
Depois que estudei o referido livro, bem como outras literaturas relacionadas, faço o possível para que meus filhos sejam mais e mais próximos do pai, e oro para que este seja mais e mais próximo de Deus, pois compreendo que a primeira idéia  que as crianças têm de Deus é através da figura do pai terreno..
Se o pai terreno é ausente, a criança vê um Deus distante;
Se o pai terreno não responde seus questionamentos, a criança cresce pensando que Deus não atende as orações;
Se pai terreno é um carrasco, assim, a criança terá por certo que Deus é um carrasco, vingativo e assim por diante...
Vale lembrar que quando  refiro“pais distantes” não significa apenas aqueles que não moram com a família. Há pais que habitam debaixo do mesmo teto  que a esposa e os filhos e é ausente e vice-versa.
Sabe de uma coisa? Admiro a mulher de provérbios 31, mas não abro mão de avaliar o marido dela enquanto cidadão, cristão, esposo e pai, certamente o caráter do referido homem dava base e cobertura espiritual para que esta mulher sábia entrasse para a história de modo a ser mencionada na Bíblia sendo referência de mulher cristã.
Sinceramente almejo que TODOS OS DIAS  seja dia dos pais e que estes desempenhem seus papéis segundo o coração de Deus.
Não tenho as melhores lembranças do meu pai, nem as melhores experiências, mas isso não precisa reproduzir nas gerações seguintes. No referido livro do pastor Coty, ele propõe a cura e libertação da família e sustenta o que profetizou o profeta  Malaquias : “e Ele converterá o coração dos pais a seus filhos e o coração dos filhos aos pais”(Ml 4.6).
Sou imensamente grata a Deus porque meus filhos não precisam passar o que passei em relação a pai...Deus é tão Fiel que ouviu o meu clamor , tanto que a Sara Danuta e o Davi não poderiam ter um pai melhor. 


" Que darei eu ao Senhor, por todos os benefícios que me tem feito?" Sl 116.12


Pai, Eu Estou Te Observando

sábado, 6 de agosto de 2011

Dia Dos Pais: Muito Mais Do Que Uma Homenagem


Na semana passada eu me sentei na igreja ao lado de uma senhora, a qual sua filha estava ensaiando com as crianças...eu disse a ela: - ah sim, estão ensaiando para o dia dos pais! A senhora então exclamou:  -coitadinha da minha filha...e continuou o desabafo sobre o pai que há anos não vive com a família, disse que na mesma semana o pai ligou pedindo para falar com a garotinha, entretanto, ela estava dormindo. Ao  ser informada da ligação, disse que não queria mesmo atender ligação dele ...
Também ouvi uma  outra mãe que disse: - dia dos pais é difícil até de vir à igreja...
Ainda ouvi outras reclamações a respeito de datas comemorativas.
E ainda, ontem uma das minhas vizinhas parou no meu portão para conversar e me falou sobre o filhinho dela que perdeu o pai em um acidente ...ela me disse: - ele está pior essa semana que se aproxima o dia dos pais e se fala tanto nisso!
Entre tudo o que ouvi, o que já senti a cerca do dia dos pais, quanto constrangimento na escola! Quando criança, havia apresentações na escola comemorando o dia dos pais, as crianças sorriam com seus pais...e o meu pai? Por que ninguém se importava que o meu pai não estava lá, não participava das reuniões...nunca viu meu boletim...MEU DEUS QUANTA INDIFERENÇA COM OS MEUS SENTIMENTOS!!!
Como profissional da educação, embora não esteja atuando no momento, participei da construção da proposta pedagógica Municipal em vigor; confesso que não sou marxista radical, também não concordo que Deus seja “banido” da sala de aula, todavia, compactuo que as datas comemorativas não faça mais parte do curriculum das escolas municipais. Desse modo, muitas crianças serão poupadas de constrangimentos em situações como esta aqui abordada.
Certo, alguém poderá dizer, não dá para deixar de fazer  comemorações por conta de alguns que não tem pai, ou o pai não está presente...etc e tal...
Pode até ser que não se deva mesmo deixar de comemorar, mas deixo a minha reflexão sobre o modo como geralmente é comemorado: coloca todas as crianças em uma única situação, como se fossem todos iguais, sem respeitar o contexto de cada um...priorizando um conceito familiar ideal, porém, totalmente irreal.
Por isso eu insisto que trabalho, seja secular ou cristão que não valoriza o CONTEXTO de cada envolvido, as intenções podem até serem boas, mas não passa de  “eventos”e “movimentos” para “INGLÊS VER”. E se tratando de situações  relativas na casa de Deus, Ele pode até operar, e opera, porque tem compromisso com a palavra Dele, mas certamente não tem prazer que façamos “vistas grossas” às necessidades dos seus amados.
Jesus, um pedagogo por excelência nos deixou exemplos grandiosos a respeito de como valorizar e respeitar o contexto de cada um.  Tomamos como breve exemplo a história da mulher  samaritana...Jesus poderia simplesmente pedir que ela se ajoelhasse e orasse por ela...mas não, Ele valorizou seu contexto, sua história de vida e então, após olhar para a mulher como um ser social que se relaciona, que tem sentimentos, que tem passado....ele pode ajuda-la através do confronto: disse Jesus a ela  - "Bem disseste, não tenho marido; porque cinco maridos já tiveste, e esse que agora tens não é teu marido; isto disseste com verdade" (4:17-18). Quando o homem judeu chamado Jesus partiu do contexto daquela mulher para lhe transmitir a mensagem da cruz, utilizando da melhor metodologia, melhor didática, Ele acertou o alvo, quebrantou o coração dela...
Que possamos seguir os exemplos dos ensinamentos de jesus!
O que adianta ensinarmos nossas crianças a cantar afinadinhos “PAPAI É MEU HERÓI”...quando na verdade, tem crianças no mesmo vocal que vê o pai como bandido...
Misericórdia! Que possamos ministrar perdão nos coraçõezinhos que precisam compreender esta verdade...
Ministrar cura no coração dos que se sentem abandonados...
Através da palavra de Deus  sermos ponte para ligar...
Falar e enxergar a verdade, que Deus transforma sim, mas tem pai que precisa mais de confronto e amor do que homenagem  uniformizada , padronizada e rotulada.