domingo, 26 de abril de 2009

COMO ERA O MARIDO DA MULHER VIRTUOSA DE PROVÉRBIOS 31?


Eu nunca aderi a nenhum movimento feminista, pelo contrário busco conhecer e vivenciar o papel da mulher no casamento conforme a palavra de Deus nos adverte. Tenho convicção do estrago ocorrido quando há inversão de papéis entre marido e esposa. Também creio que a palavra de Deus é suficiente. (Ressalto que as conquistas da mulher em várias áreas como direito a votar entre outros são imprescindíveis para uma sociedade mais justa).

Espero ser compreendida ao refletir e expor algo que me inquietou nos últimos dias. É comum ouvirmos estudos, pregações, conselhos sobre a mulher virtuosa, o que é difícil é ouvir falar do homem virtuoso, esposo da mulher virtuosa. Para ser sincera eu nunca ouvi algo semelhante, a não ser a leitura do próprio texto que “o coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessita de despojo. A palavra diz também que “seu marido é conhecido nas portas, e assenta entre os anciões na terra” (v23). De acordo com o versículo 28, igualmente a seus filhos, seu marido também a chama bem-aventurada e ele a louva.

É impressionante como o marido dessa mulher lhe dá prestígio, possivelmente mais do que com palavras, com ações: “muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas... v.29”.

Não é tão raro ouvir maridos elogiando suas esposas com PALAVRAS, o que realmente me parece incomum é os ver dando prestígios as suas esposas com AÇÕES. Participei de uma única reunião de esposas de ...(IRMÃOS), nesta ocasião foi concedido a elas oportunidade de perguntas e respostas... Saí de lá estupefata! Claro que não estou generalizando, mas o número de reclamações INCONCEBÍVEIS me pareceu expressivo por demais.

Estou convencida que o marido da mulher virtuosa cumpria o seu papel de amá-la como Cristo ama a igreja (não comparando o poder de remissão, isso só Jesus pode fazer). Acredito também que o referido marido não envergonhava sua esposa, com excessos de brincadeiras inoportunas nem tão pouco com atitudes perfeccionistas, muito menos cultivava pensamentos impuros a respeito de qualquer coisa contrária a vontade de Deus.

Suponho que o marido virtuoso seguiu o exemplo de Jó e fez aliança com os seus olhos para não ferir o coração de Deus nem de sua esposa. É louvável o que Jó fez: ” fiz aliança com os meus olhos; como, pois poderia fixar numa virgem?...se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei traições à porta do meu próximo, então moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela...”(Jó31.1,9e10).

É notório que o marido virtuoso não é opressor nem omisso, uma vez que concede liberdade para que a esposa possa comercializar, isto é, participar ativamente da economia da família. Ele ainda como esposo obediente a palavra de Deus, considera sua companheira a melhor mulher de todas (é nítido que ele é agradecido pela esposa que Deus lhe concedeu, por isso não espera, nem exige dela perfeição, muito menos a compara com a Julia Robert).


A mulher virtuosa é respeitada e não tem medo do futuro. Naturalmente por sabermos que Jesus nos amou tanto que deu a sua vida por nós, garantindo-nos a salvação e mais um punhado de bênçãos, não precisamos nos preocupar com o futuro. Do mesmo modo o esposo que ama e cuida da sua esposa como Cristo ama e cuida da igreja, dá liberdade para que aquela seja a mulher que Deus sonhou! (mais uma vez insisto, o papel de redenção é exclusivo de Jesus).

Certamente o homem virtuoso, marido da mulher virtuosa é o cidadão que Paulo apresenta em 1 Timóteo 3. 1-7: IRREPREENSÍVEL, MARIDO DE UMA SÓ MULHER, VIGILANTE, SÓBRIO, HONESTO, APTO PARA ENSINAR ( vale lembrar que para ensinar deve aprender primeiro), NÃO DADO AO VINHO, NÃO ESPANCADOR, NÃO COBIÇOSO, MODERADO, NÃO CONTENCIOSO, NÃO AVARENTO, QUE EDUQUE BEM OS SEUS FILHOS...

Ok! É verdade que esta lista faz parte do currículo do obreiro, mas qualquer cristão que não cumpre esta listagem, comete pecado. Logo, entende-se que o homem virtuoso, de qualquer forma é um obreiro, haja visto que a ele compete o papel de sacerdote do lar. Isto é, ele poderá até proclamar o versículo preferido de muitos homens que “a mulher sábia edifica sua casa” ( e deixá-la sozinha carregar tijolos, cimento e...), porém é o homem que é o cabeça, o líder espiritual (ele deve dar cobertura espiritual e conseqüentemente condições para que sua senhora edifique).

No salmo 128 vemos promessas para o homem virtuoso. Parafraseando: Se você temer o Senhor e andar nos caminhos Dele, isto é, se você for fiel a lista apresentada em 1Timóteo 3, serás bem-aventurado, terás o direito de ter uma mulher como a de provérbios 31 como sua esposa,ela será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira,à roda de tua mesa ( ufa! Me parece que para que os filhos sejam como plantas de oliveira, é primeiramente responsabilidade do homem): “eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”!

Não me proponho com este assunto desencorajar qualquer mulher guerreira que está batalhando pela sua casa enquanto o marido é omisso no seu papel, muitas vezes se escondendo atrás de títulos; mas incentivo a esposa nessa situação a clamar a Deus por sabedoria, interceder pelo seu marido, continuar edificando, pois a obra não pode parar!

Bem, não quero fugir do assunto, nem me proponho a escrever um livro, menos ainda causar polêmica acerca da mulher virtuosa, é apenas idéias e questionamentos de Cleonice Luiza.
Isto posto, pergunto:


HOMEM VIRTUOSO QUEM O ACHARÁ?


10 comentários:

De cara limpa! disse...

EEEUUU, EEEUUU, EEEUUUUU! SE DEUS QUIZER... EEEEEEEEEEEEEEEEUUUUUUUUUU! uahaiauhuhaauhaaui

Cleo e Sara disse...

É AMIGA VC ENCONTRARÁ UM HOMEM VIRTUOSO SIM, ESTA É MINHA ORAÇÃO POR VC,
BJOOOOOS!

Elizeu Rodrigues de Lima disse...

Cleo seu comentário de pv 31 ficou muito bom,gostei e já salvei para mim. continue escrevendo que sou um de seus leitores.Fique na benção.

PAPA MIKE ESPECIALIZADO disse...

Excelente, explanação cleonice.
fui bastante edificado e espero poder ser assim para com minha amada.
se me permite gostaria de deixar aqui tambem meu blog de pregações e aguardo sua visita:
http://pbleonardoborges.blogspot.com.br/

Anônimo disse...

Amei o que a senhora escreveu parabéns

Unknown disse...

Muito bom!
Mas sempre faz com amor e temor a DEUS, para que o feminismo não venha a aparecer em suas palavras... DEUS lhe abençoe!

Jose disse...

A virtude embeleza a alma.

Unknown disse...

Parabéns pelo seu comentário, gostei muito e estou organizando um slid em cima dele para ministrar para os casais da igreja a qual pertenso e sou membro. obrigado, Deus continue te abençoando.

Linda Reis disse...

Amei!!!!!! Eu estava justamente pensando nesse assunto, me questionando e perguntando ao Senhor: Senhor, como será o marido da mulher virtuosa? Daí fui pesquisar na net e encontrei seu texto. Dou Glória a Deus! Responde às minhas inquietações. Que seria te bendiga!

Ev. Jarbas Epifânio disse...

Ainda tem mulheres neste pleno século 21?
Que:
Levanta cedo de 4hs da manhã para preparar comida para a família. “Ela se levanta de madrugada para preparar comida para a família...” (v. 15);
Durante o dia não tem tempo para uma olhada no faceblook, Instagram, olhar o grupo das famosas, etc. “Está sempre ocupada, fazendo roupas de lã e de linho” (v 13);
Vai buscar comida longe. “De lugares distantes ela traz comida para casa, como fazem os navios que carregam mercadorias. ” (v 14);
Não paga costureira, ela mesma é que faz. “Ela prepara fios de lã e de linho para tecer as suas próprias roupas. ” (V 19); na tradução DO, “Estende as suas mãos ao fuso, e as palmas das suas mãos pegam na roca”. E ainda vende para fora. “Ela faz roupas e cintos para vender aos comerciantes. ” (v 21);
Trabalha duro. “É esforçada, forte e trabalhadora. ” (v 17);
Trabalha até a noite. “Conhece o valor de tudo o que faz e trabalha até tarde da noite. ” (v 18);
O marido confia nela, ela não revida. “O coração do seu marido está nela confiado, e a ela nenhuma fazenda faltará” (v 11, ARC); “Em todos os dias da sua vida, ela só lhe faz o bem e nunca o mal. ” (v 12);
Seu marido é elogiado entre os famosos. “O seu marido é estimado por todos—é um dos principais cidadãos do lugar. ” (v 23).
Não é como a vasti. “v. 16 Então, disse Memucã na presença do rei e dos príncipes: Não somente pecou contra o rei a rainha Vasti, mas também contra todos os príncipes e contra todos os povos que há em todas as províncias do rei Assuero. v. 17 Porque a notícia deste feito da rainha sairá a todas as mulheres, de modo que desprezarão a seus maridos aos seus olhos, quando se disser: Mandou o rei Assuero que introduzissem à sua presença a rainha Vasti, porém ela não veio.” (Ester 1.16-17 veja ainda v. 18 ao 21).

Se você é assim, se considerem como a mulher do livro de provérbios 30.10-31.
Mas para as mulheres do século 21, essa mulher que faz isto, não é virtuosa, e si uma escrava. Como é difícil achar uma mulher ou um homem virtuoso, ( ufa!), só os verdadeiros que teme a Deus que são poucos.