quarta-feira, 29 de abril de 2009

NÃO SEI COMO, MAS EU VOU...



Não sei como mas eu vou...

combinei com duas amigas de orarmos juntas, é um prpósito eu irei, só não sei como!

Eu vou de carro. Não é o meio de locomoção o problema. É que eu não sei como orar...

Hoje é um daqueles dias que as palavras fogem!

Eu não sei como mas eu vou... e então O Espírito orará por mim!

segunda-feira, 27 de abril de 2009

GIDEÕES INTERNACIONAIS EM CASCAVEL


DIFERENTES DENOMINAÇÕES, UM SÓ OBJETIVO, O MESMO DEUS!

Hoje foi a vez da minha família ser anfitriã dos Gideões e auxiliares.

TODA HONRA E TODA GLÓRIA SEJA DADA A DEUS POR MAIS ESTA OPORTUNIDADE!Que benção contemplar que no mundo caótico, globalizado e corrompido, ainda há pessoas que une as vozes para clamar, interceder pelas almas!


Ferreira e Raquel, que saudades de vocês! Casal abençoado e exemplo para minha família!Raquel, eu passaria a noite ouvindo você orar. Que intimidade com o Senhor!


Depois da abençoada reunião Gideônica, passamos dar um abraço no nosso amado Pastor e amigo ADÃO STIIBER. PARABÉNS POR MAIS UM ANO DE VIDA!



domingo, 26 de abril de 2009

COMO ERA O MARIDO DA MULHER VIRTUOSA DE PROVÉRBIOS 31?


Eu nunca aderi a nenhum movimento feminista, pelo contrário busco conhecer e vivenciar o papel da mulher no casamento conforme a palavra de Deus nos adverte. Tenho convicção do estrago ocorrido quando há inversão de papéis entre marido e esposa. Também creio que a palavra de Deus é suficiente. (Ressalto que as conquistas da mulher em várias áreas como direito a votar entre outros são imprescindíveis para uma sociedade mais justa).

Espero ser compreendida ao refletir e expor algo que me inquietou nos últimos dias. É comum ouvirmos estudos, pregações, conselhos sobre a mulher virtuosa, o que é difícil é ouvir falar do homem virtuoso, esposo da mulher virtuosa. Para ser sincera eu nunca ouvi algo semelhante, a não ser a leitura do próprio texto que “o coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessita de despojo. A palavra diz também que “seu marido é conhecido nas portas, e assenta entre os anciões na terra” (v23). De acordo com o versículo 28, igualmente a seus filhos, seu marido também a chama bem-aventurada e ele a louva.

É impressionante como o marido dessa mulher lhe dá prestígio, possivelmente mais do que com palavras, com ações: “muitas mulheres procedem virtuosamente, mas tu a todas sobrepujas... v.29”.

Não é tão raro ouvir maridos elogiando suas esposas com PALAVRAS, o que realmente me parece incomum é os ver dando prestígios as suas esposas com AÇÕES. Participei de uma única reunião de esposas de ...(IRMÃOS), nesta ocasião foi concedido a elas oportunidade de perguntas e respostas... Saí de lá estupefata! Claro que não estou generalizando, mas o número de reclamações INCONCEBÍVEIS me pareceu expressivo por demais.

Estou convencida que o marido da mulher virtuosa cumpria o seu papel de amá-la como Cristo ama a igreja (não comparando o poder de remissão, isso só Jesus pode fazer). Acredito também que o referido marido não envergonhava sua esposa, com excessos de brincadeiras inoportunas nem tão pouco com atitudes perfeccionistas, muito menos cultivava pensamentos impuros a respeito de qualquer coisa contrária a vontade de Deus.

Suponho que o marido virtuoso seguiu o exemplo de Jó e fez aliança com os seus olhos para não ferir o coração de Deus nem de sua esposa. É louvável o que Jó fez: ” fiz aliança com os meus olhos; como, pois poderia fixar numa virgem?...se o meu coração se deixou seduzir por uma mulher, ou se eu armei traições à porta do meu próximo, então moa minha mulher para outro, e outros se encurvem sobre ela...”(Jó31.1,9e10).

É notório que o marido virtuoso não é opressor nem omisso, uma vez que concede liberdade para que a esposa possa comercializar, isto é, participar ativamente da economia da família. Ele ainda como esposo obediente a palavra de Deus, considera sua companheira a melhor mulher de todas (é nítido que ele é agradecido pela esposa que Deus lhe concedeu, por isso não espera, nem exige dela perfeição, muito menos a compara com a Julia Robert).


A mulher virtuosa é respeitada e não tem medo do futuro. Naturalmente por sabermos que Jesus nos amou tanto que deu a sua vida por nós, garantindo-nos a salvação e mais um punhado de bênçãos, não precisamos nos preocupar com o futuro. Do mesmo modo o esposo que ama e cuida da sua esposa como Cristo ama e cuida da igreja, dá liberdade para que aquela seja a mulher que Deus sonhou! (mais uma vez insisto, o papel de redenção é exclusivo de Jesus).

Certamente o homem virtuoso, marido da mulher virtuosa é o cidadão que Paulo apresenta em 1 Timóteo 3. 1-7: IRREPREENSÍVEL, MARIDO DE UMA SÓ MULHER, VIGILANTE, SÓBRIO, HONESTO, APTO PARA ENSINAR ( vale lembrar que para ensinar deve aprender primeiro), NÃO DADO AO VINHO, NÃO ESPANCADOR, NÃO COBIÇOSO, MODERADO, NÃO CONTENCIOSO, NÃO AVARENTO, QUE EDUQUE BEM OS SEUS FILHOS...

Ok! É verdade que esta lista faz parte do currículo do obreiro, mas qualquer cristão que não cumpre esta listagem, comete pecado. Logo, entende-se que o homem virtuoso, de qualquer forma é um obreiro, haja visto que a ele compete o papel de sacerdote do lar. Isto é, ele poderá até proclamar o versículo preferido de muitos homens que “a mulher sábia edifica sua casa” ( e deixá-la sozinha carregar tijolos, cimento e...), porém é o homem que é o cabeça, o líder espiritual (ele deve dar cobertura espiritual e conseqüentemente condições para que sua senhora edifique).

No salmo 128 vemos promessas para o homem virtuoso. Parafraseando: Se você temer o Senhor e andar nos caminhos Dele, isto é, se você for fiel a lista apresentada em 1Timóteo 3, serás bem-aventurado, terás o direito de ter uma mulher como a de provérbios 31 como sua esposa,ela será como a videira frutífera aos lados da tua casa; os teus filhos, como plantas de oliveira,à roda de tua mesa ( ufa! Me parece que para que os filhos sejam como plantas de oliveira, é primeiramente responsabilidade do homem): “eis que assim será abençoado o homem que teme ao Senhor”!

Não me proponho com este assunto desencorajar qualquer mulher guerreira que está batalhando pela sua casa enquanto o marido é omisso no seu papel, muitas vezes se escondendo atrás de títulos; mas incentivo a esposa nessa situação a clamar a Deus por sabedoria, interceder pelo seu marido, continuar edificando, pois a obra não pode parar!

Bem, não quero fugir do assunto, nem me proponho a escrever um livro, menos ainda causar polêmica acerca da mulher virtuosa, é apenas idéias e questionamentos de Cleonice Luiza.
Isto posto, pergunto:


HOMEM VIRTUOSO QUEM O ACHARÁ?


sábado, 25 de abril de 2009

O INVERNO SE APROXIMA


Com a proximidade do inverno, campanhas do agasalho e outras semelhantes intensificam...
Além dessas, por que não se promove a campanha do amor?...
Esta não aqueceria só a pele, mas transformaria corações!
Talvez deva se criar uma campanha com o slogan: DOA – SE TEMPO! Tempo de qualidade, com eqüidade, sem promover a desigualdade!
Doa – se tempo em frente da lareira, da fogueira ou da trincheira!
Doa – se tempo no abrigo das mansões ou no relento das aflições!
Doa – se tempo para o filho fiel ou para o pródigo cruel!
Doa – se tempo para a filha mimada ou para a desorientada!
Doa – se tempo para a mãe confidente ou para a descontente!
Doa – se tempo para o pai presente ou para o ineficiente!
Doa – se tempo para o amigo do coração ou para o que precisa de um irmão!
Doa – se tempo para a mulher virtuosa ou para a ociosa!
Doa – se tempo para o homem apressado ou para o descompassado!
Doa – se tempo para a criança no colo embalada ou para a desamparada!
Doa – se tempo para o idoso acolhido ou para o excluído!
Doa – se tempo para o obreiro ou para o carpinteiro!
Doa – se tempo simplesmente pelo prazer (ou sacrifício?) de partilhar: favores ou desamores;
Histórias sem nexos, nem reflexos ou complexos;
Doa – se tempo para falar do amor de Deus a tempo e fora de tempo...
SENHOR DEUS, CAPACITA – ME A DOAR MAIS QUE AGASALHOS, EM QUALQUER ESTAÇÃO!!!

quinta-feira, 23 de abril de 2009

HÁ EXATAMENTE 20 ANOS, UM MÊS E 24 DIAS EU TE VI PELA PRIMEIRA VEZ!

Eu estava vivendo o fulgor dos meus 15 anos!
Você, o triplo e um pouco mais da minha idade! Instaurou-se o conflito de gerações!

Eu católica, você crente! Explodiu o conflito de religiões!
Você com sobrenome, pele, olhos e pensamentos de alemão; eu, pele morena, olhos escuro, bisneta de índia..., desengatilhou a guerra do racismo!

Eu, em busca de um futuro incerto, você carregando um passado amargo! Alaridos de diferenças!
Você se sentindo no direito de ditar suas regras! Eu no direito de viver a minha “liberdade”! Crises de identidade!

E foi em meio a encontros e desencontros, conflitos e incertezas que você me falou de Jesus, convidou-me, e pela primeira vez me adentrei em um templo evangélico!

Motivações erradas, mas ouvi a palavra! Mera obrigação sob os gritos de um cristão, eu fui ao templo mais uma vez...e mais uma...e outra...outras vezes!
Confesso que por vezes almejei olhar pra você como um pai, olhar para sua família como minha. Não! Era melhor permanecer sem um pai e com família ausente!
O teu modelo de cristão não me atraiu, suas palavras ásperas, palavras nada eruditas muito menos benditas me inspirava a fugir dessa vivência “cristã”!

Alguns anos depois...

Eu, noiva do seu filho? Inadmissível pra você! Não! Novamente, guerras de ofensas!
Finalmente, depois de anos de divergências um ponto final nessa história. Não tem problema! Tudo terminou bem, sem dúvida a vontade do nosso Deus prevaleceu!

E hoje...

Estou triste por te ver assim! A cor da sua pele não é como outrora! Teus olhos, ah teus lindos olhos claros, não são mais...!

A religião não te parece suficiente! NÃO, porque suficiente é só Jesus!

Gostaria de te perguntar tantas coisas! Que legado deixará para seus filhos e netos? Se pudesse voltar atrás, o que faria diferente? De que forma demonstraria seu amor? Como falaria de Jesus? Que exemplo daria? Como avalia os anos de sua vida?
Questionamentos como estes me faz olhar para dentro de mim! Que legado eu deixarei?...
Quando eu me for, como serei lembrada?...
Mais uma vez, não ... não ousaria te questionar, até porque, sei que você amou, do seu jeito, mas amou,...sei que me ama em Cristo! Como eu te disse, você ocupa um lugar especial em meu coração também!

Então te visito novamente, oro por você ...choro...
Nunca ousei te chamar de você, mas posso escrever assim, creio que dificilmente lerá! Não é por não te respeitar que aqui te chamo de você, mas é que a palavra “senhor” me parece muito formal para alguém que é especial!
Hoje eu te visitei novamente ...te ouvi...contemplei mais uma vez o teu carinho por mim, por meus filhos e por meu esposo. Você sentiu falta deste que não pode me acompanhar, pois está trabalhando...

Amanhã não é apenas a radioterapia que te aguarda, é também início da quimioterapia...!
A sua voz é quase incompreensiva, mas seu semblante está mais sereno que há uma semana!

Me despedi lhe afirmando que te visitarei, talvez na próxima semana, talvez eu te visitarei e falarei contigo novamente...

TALVEZ!

quarta-feira, 15 de abril de 2009

Onde Está Deus Quando Chega a Dor?


Este título é do livro de Fhilip Yancey; eu ganhei esta obra do meu esposo em 2005, quando minha maezinha partiu para a eternidade.

Hoje, este título, de novo parece -me "apropriado", por isso eu o emprestei de YanceY.

É claro que eu sei onde está Deus, sei que Ele não mudou de endereço! Sei também que Ele é o mesmo, ontem, hoje e sempre será!

Saliento na minha alma alguns motivos para a dor que sinto, porém, nem ouso ligar e dizer para alguém, receio não ser compreendida!

Na verdade, não espero que alguém me pergunte como estou, eu almejo que alguém sinta a minha dor!

NÃO! Não desejo isto para ninguém, refiro-me a empatia! Esta, como é difícil ser vivenciada! A simpatia é mais facíl, no entanto não tem eficácia!

No momento me sinto tão complicada! O Pastor Luciano tem razão quando nos confronta com a idéia de que a vida é simples, nós é quem a complicamos. Entretanto, uma vez complicada, como descomplicar?

Leon Tolstoi afirma que " o mundo avança graças áqueles que já sofreram". Se assim for, esta situação que abate o meu físico e principalmente a minha alma deve servir para alguém, além de mim é claro...por esta razão glória a Deus!

Apesar de acreditar nos propósitos de um Deus Pai amoroso que sabe trabalhar, eu queria, agora fugir!

Eu não queria, eu ainda quero fugir, me esconder atrás da Rocha!
Como o rei Davi, eu quero asas para voar até encontrar repouso!

Eu continuo caminhando sob o olhar (ainda que eu não possa ver) e o favor imerecido vindo do meu Mestre!

Está doendo terrivelmente, mas eu não quero alívio, eu clamo por força, por perseverança e poder para vencer. O que eu quero é a vitória!

Tenho convicção que não resta força em mim! As minhas forças foram combatidas, foram fadadas ao fracasso!

Ineficientes, falaciosas foram até agora as minhas armas!

Não quero mais implorar a Deus que os meus desejos se realizam na minha vida; eu quero que os propósitos Dele se cumpram em mim!

Se por ventura alguém ler este meu desabafo e brotar algum questionamento do tipo: por que tanta dor? Quais são as implicações?

Eu já tenho a resposta!

Deus está trabalhando em meu caráter!

Eu clamei a Ele desesperadamente, pedi que trocasse o meu coração se fosse preciso!

Minha casa espiritual está em obra!

Eu sou o barro na mão do oleiro!

Esta dor no peito, creio eu, é o bisturi do médico Jesus que está fazendo o transplante sem o qual, não poderei ver a Deus!

Sim, simplesmente um vaso nas mãos do oleiro!

segunda-feira, 13 de abril de 2009

NASCEU O MIGUEL LEVI!

Que presente de páscoa maravilhoso!

Podemos afirmar isso com muita emoção, pois sabemos o que é, em uma bela segunda-feira pós-páscoa, receber uma herança diretamente do Senhor!

Foi exatamente na páscoa do ano passado que experimentamos, mais uma vez o milagre da vida! O Davi nasceu há uma páscoa, ou seja, há um ano atrás.

Neste dia, 13 de abril de 2009, pós-páscoa, são vocês Rosângela e Levi Júnior que podem dizer como dissemos há um ano e como Ana, ainda no antigo testamento disse: “POR ESTE MENINO ORAVA EU... (1Samuel. 1:27,a).

Curtam muiiiiiiiito, pois a próxima páscoa chega rápido, embora muitas e grandes coisas acontecem em um ano na vida de um bebê e de sua família:

...bem, com um ano você não se lembra com clareza das noites mal dormidas por conta das constantes mamadas;

...aos sábados, o berçário da Igreja não lhe fará mais tanta falta como outrora;

...o guarda-roupa do seu bebê já se renovou várias vezes;

...ainda que cada criança se desenvolva de uma maneira peculiar, provavelmente seu bebê falará algumas palavras como: mamãe, papai, aleluia, vovó, vovô...;

...pode ser que até faça “birra santa” para ir no colo de alguém como... do pastor Adão por exemplo;

...contrariando as boas intenções de uma mãe, ele não se contenta mais em passar o culto no colo, uma vez que já entende de ampliar a visão, ampliar a tenda...;

...engatinhar já não o contenta mais, ele quer conhecer e explorar novos horizontes e para tanto, ensaia os primeiros passos...;

...os primeiros dentes se fazem notórios...;

...os pais já se sentem aptos para “aconselhar”, se necessário, outros pais iniciantes...;

...e na festa de um ano... Que alegria! Que benção grandiosa, nê Pastor Moacir!

Parabéns por esta abençoada e esperada herança! Alegramos-nos com vocês!

Acompanhe a linha do tempo (de uma páscoa a outra) de um bebê (Davi de Sá).

sexta-feira, 10 de abril de 2009

Minha Infância Na Semana Santa


A semana santa de minha infância,era de fato a semana mais santa do ano!
Como uma família católica encapada de religiosidade,nesta referida semana nem a casa poderia ser varrida!
Não podia comer carne, bem isso não era problema, pois nas demais semanas carne era milagre!

Chocolates no domingo de páscoa? Não sabia que isso existia!

Uma coisa eu sabia,é que Jesus morreu e ressuscitou, pois ouvia o padre, minha irmã mais velha e minha mãe falar.
Eu só não sabia quem era esse tal Jesus nem o que era ressurreição!

O que eu mais gostava da semana santa é que acredito ser a única semana do ano que eu não apanhava!

Todo sábado de aleluia, andávamos aprox. 8km a pé para chegar na igreja mais próxima, depois mais alguns km na procissão carregando uma vela acesa e seguindo alguém carregando uma cruz! Além de não compreender o porquê disso, ainda tinha a preocupação dos 8km de volta para casa a pé na escuridão da noite. Bem, as vezes a lua parecia um tanto amiga e clareava o caminho!

Aos 9 ou 10 anos talvez, mudamos para uma vila (Iguatu), próximo de uma velha igrejinha de madeira pintade de azul de onde muitas vezes ouvia vozes cantando: FOI NA CRUZ, FOI NA CRUZ ONDE UM DIA EU VI...

Aquelas palavras se recusava a sair da minha mente! Então, quando eu ia varrer o "terreiro"(era assim que denominavámos quintal) para minha mãe, eu me sentia livre para cantar em alto som aquelas frases que se recusavam a me deixar...

Lembro-me perfeitamente quando minha mãe chegava na velha janela de madeira e dizia para eu me calar que aquilo que eu estava cantando era hino de crente!

Nem a admoestação de minha mãe me fazia calar! ALELUIA! HOJE EU SOU LIVRE! LIVRE PARA SEMPRE; eu sei quem é Jesus, Ele morreu por mim e por você!

JESUS RESSUSCITOU! ALEGRAI-VOS POVOS DA TERRA! CONVERTEI-VOS A CRISTO, PORQUE SÓ ELE VOS PODE SALVAR!

Foi na cruz, foi na cruz
onde um dia eu vi
meu pecado castigado em Jesus;
Foi ali, pela fé, que os olhos abri,
E AGORA ME ALEGRO EM SUA LUZ...

quinta-feira, 9 de abril de 2009

MEU DESESPERO!


Hoje o dia parecia normal até que ouvi uma buzina, fui atender o portão e me deparei com um carteiro demonstrando grande euforia. Me entregou a correspondência sem parar de falar a causa de seu sorriso.
De acordo com ele, aproximadamente há 6 anos eu "orientei" sua esposa num trabalho de conclusão de curso e agora, ele se encontrava desesperado com o prazo vencendo de entregar seu pré- projeto e não consegue sair do lugar, de modo que ao pegar a correspondência com nome de meu esposo e conferir o endereço, entendeu que encontrou a solução para o seu problema. Um pouco constrangida (por conta do seu entusiasmo),disse a ele que não prestamos mais tais serviços, porém, mediante sua insistência, assegurei-o de que conversaria com meu esposo a respeito e entraria em contato com ele.
Este pediu se poderia trazer alguns materiais para averiguar o que ele pretende,eu disse que sim, ele se despediu e se retirou.
Por volta das 11:20 horas, a Sara Danuta teve a idéia de levar balas e ovinhos de chocolate para a tia Jô da van, e para todos os amigos da mesma, bem como para sua professora. Como a Sara e o Davi tem uma porção de tias e tios, é comum ganharem muitos doces, especialmente em ocasiões de páscoa e natal, então ela resolveu dividir o que já ganhou com os amigos.
Colocaríamos em pacotinhos com fitinhas...
De forma nenhuma eu quero frustrar este tipo de iniciativa, pois descobri, conforme estudiosos que este querer dar, repartir...é um dom presente principalmente nas meninas e se desenvolve pela vida adulta...
O problema é que as 12:40h, a van estaciona no portão buscar a Sara para a escola e nesse mesmo período de embalar os doces, tinha que preparar o almoço, auxiliar a Sara no banho, alimentar o Davi, este que já estava com fome, choramingando e pendurando nas minhas pernas pela casa...minha sogra ligou sem nenhuma pressa...e...o carteiro voltou com uma pasta de materiais...
Ao falar com ele no portão, estava preocupada com os doces, as panelas, o Davi que estava comendo terra sob o sol do meio dia...
Bem, para resumir, não sei exatamente o que eu disse ao carteiro mas, sei com precisão o que ele entendeu que eu disse.
Ele se despediu agradecendo e dizendo que amanhã ele liga para saber o preço que cobrarei pelo serviço e para saber quais materiais serão necessário para a MONOGRAFIA.
Hoje meu esposo trabalha até as 19:00h, quando chegar em casa pedirá, como de costume, como foi meu dia...
Pouparei palavras, apenas pedirei a ele para ler isto e se possível, postar um comentário.

quarta-feira, 8 de abril de 2009

Se Hoje Eu Fosse Professora

Se hoje eu fosse professora chegaria com antecedência na sala de aula!

Arrumaria as carteiras diferentes dos últimos dias;

Verificaria no meu diário os conteúdos sobre a páscoa que faltaria aplicar;

Avaliaria os conteúdos já ensinados, considerando que há dias estaria abordando a referida temática com diversas atividades:conceito e história da páscoa, encontros vocálicos da palavra páscOA, os encontros consonantais da mesma palavra entre outras...os símbolos da páscoa, como se produz o chocolate, pesquisaríamos os valores de alguns chocolates faríamos comparação de preço e qualidade, receitas com chocolate. Tavez produziríamos ovos de páscoa na sala de aula (como já fizemos outrora)... muitas outras sugestões de atividades surgiriam num momento de reflexão na hora atividade e com apoio de materiais didáticos.

Se hoje eu fosse professora, eu não teria comprado, na semana passada, uma nova calça jeans, um CD da Fernanda Brum, talvez nem o livro "preparando sua filha para a batalha de toda mulher" da autora Shannon Ethridge. Com o dinheiro dessas compras e mais um pouco, eu compraria chocolates (bombons) da Garoto e/ou da nestlé para comemorar a páscoa com os "meus" Educandos(contrariaria o que preconiza a proposta de ensino da rede municipal sobre não enfatizar datas comemorativas, afinal, Karl Marx não valorizou a morte e ressurreição de Jesus. Na verdade, ele ridicularizou o acorrido).

Se hoje eu fosse professora, ouviria críticas por gastar "dinheiro do bolso" para comprar doces porque o prefeito é quem deveria comprar chocolate de boa qualidade! E, de novo eu fazendo o papel da família, do governo...

Que bobagem! Criança pobre só precisa de feijão e polenta, jamais chocolates!

Se hoje eu fosse professora, eu teria ouvido na sala dos professores, nos corredores, frases mais ou menos assim: "que saco,hoje meus alunos estão insuportáveis"!
"Ainda bem que vou ficar 3 dias longe desse inferno"!
"Não vejo a hora de me aposentar"!...

Se hoje eu fosse professora, teria visto crianças triste ao ser anunciado que ficariam 3 dias em casa. Ao ser questionadas se sentiriam saudade da professora, com inocente sinceridade alguém responderia: _Não, vou sentir fome! (No contexto em que eu seria professora, para muitas crianças o lanche da escola é a única refeição do dia).

Se hoje eu fosse professora, me atrasaria alguns minutos, talvez uns 5 ou 8 minutos para sair da sala ao término da aula, me apressaria pelos corredores, mas não encontraria mais meus colegas de profissão para desejar-lhes feliz páscoa!

Então, arrumaria meus apetrechos que teria levado de casa para que a aula fosse mais agradável (o governo deveria ter mandado materiais diversos e de boa qualidade, mas não chegou a tempo), olharia para os corredores já silenciosos, desejaria feliz páscoa e bom feriado para o "guardinha" que faria plantão até as 19 horas.

Ao sair no portão ouviria algumas crianças gritarem: até segunda professora!

Lançaria mais um olhar de compaixão e indignação para a favela, ali, anexo a escola, bem perto do centro, próximo a bairros nobres, ali, bem a margem da sociedade!

Se hoje eu fosse professora naquela escola que conheço muito bem, ao chegar em casa, as paredes mal pintadas não me pareceria tão feias!

Meu coração estaria mais agradecido porque na meia água em que moro, cada criança tem seu quarto com colchões e cobertores limpos e confortáveis!

Seria grata também porque só tem uma casa no meu quintal, a Sara e o Davi podem brincar na grama e na terra sem contemplar cenas de sexo, uso de drogas e brigas entre as gangs...
A alimentação da minha família já está garantida para os próximos dias!


Se hoje eu fosse professora, teria muito mais o que escrever!

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Deus Trata de Modo Específico Com Cada Um de Seus Filhos

"O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer. Porque a ervilhaca não se trilha com trilho, nem o cominho passa roda de carro; mas com uma vara se sacode a ervilhaca, e o cominho com um pau" (Isaías 28.26-27).
De acordo com o dicionário da língua portuguesa, ensinar é: tornar conhecido, mostrar com precisão, indicar o rumo a tomar. O conceito de instruir é mais que indica
r um rumo, é dar orientações e/ou ordens a alguém para realizar certa ação.
A palavra de Deus nos promete que Ele tanto nos ensina quanto nos instrui como proceder diante das dificuldades da vida, ao tomarmos decisões ou quando nos preocupamos com o nosso futuro ou de nossa família.
Sabemos que Deus é um Pai amoroso por isso nos corrige visando nos orientar na sua vontade plena. É certo também que com cada ser humano Deus trata de um jeito, levando em consideração a sensibilidade, fragilidade, fraquesas e circunstâncias individuais. As vezes somos comparados com a ervilhaca (frágeis, porém acessíveis), corrigidos com vara, mas há pessoas mais rebeldes, resistentes que se assemelha ao cominho. Neste caso faz-se necessário o uso de pau para a devida correção.
Quando estamos sendo corrigidos, ensinados e instruidos são momentos de dor, mas que terá um fim glorioso se permanecermos firmes na Rocha Eterna.

Coisas Belas da Vida

*Ajoelhar ao lado da cama da Sara Danuta, orar com ela antes de dormir...cobrí-la e abençoá-la todas as noites;

*Ouvir a respiração do Davi dormindo enquanto oro por ele;
* Ouvir ele me chamando (mamãe) quando acorda...aguardo alguns minutos (ou segundos) para ir ao quarto dele, não quero que "pense" que a vida é tão fãcil...

* Seu sorriso e os bracinhos abertos... iluminam meu dia!

* Logo, ouço a voz suave da Sara Danuta: _ Bom dia mamãe!

Te agradeço meu Deus pelo privilégio de ser mãe!

domingo, 5 de abril de 2009

Família

Família: projeto de Deus
Filhos: herança do Senhor
Nossa herança: Sara Danuta
Sara - do grego = princesa
Danuta - do italiano = dada por Deus
Eis a nossa princesa dada por Deus!

Davi= o amado
Eis a nossa herança segundo o coração de Deus!