sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PROCURA-SE UM CASAL PERFEITO


Nos últimos anos, especialmente em 2009 eu tenho ouvido várias mulheres ansiosas por cursos pra casais. Algumas acreditam que seus casamentos são bons mas gostaria de melhorar. Outras, profundamente machucadas, sem forças para prosseguir, totalmente sem ânimo.
Entre as mulheres que aguardam ensinamentos pertinentes ao casamento, à família, estou eu.
Pelo fato de não ter ensinamentos sistemáticos nesta área na denominação a qual pertenço, procurei ensinos em outra denominação, embora o ensino o qual cursamos não tem uma denominação (igreja) específica. O referido curso é da UNIVERSIDADE DA FAMÍLIA e 100% Bíblico.
Mas voltando ao assunto, muitas mulheres aguardam a implantação de algo semelhante na nossa igreja , alias, não só mulheres, há homens também interessados no assunto.
Todavia, percebemos através da fala angustiada de várias pessoas, principalmente as mais interessadas, uma busca minuciosa por um casal para ministrar os demais casais.
Trabalho árduo, uma vez que procura-se um casal perfeito, ou, quase perfeito que seja.
Como não existe casal perfeito, a busca continuará, talvez até Jesus voltar.
Para que seja bem entendido, sou eu que não creio que exista casal perfeito, (mas sim, casais há que buscam atingir o plano de Deus para o casamento) sei que muitas pessoas acreditam que há dois ou três por aí...
Bem, o fato de não me enquadrar nos que buscam o casal perfeito, não significa que não tenho parâmetros para tanto: só para iniciar, devo afirmar que n'ao acrescentaria nada para meu casamento sermos (eu e meu esposo) ministrados por apenas um cônjuge (penso que sempre, sem exceção deve ser o casal) .
Eu sei que quem transforma é o Espírito Santo através da Santa Palavra, entretanto, eu tenho preocupação com situações em que alguns casais são apontados como perfeitos ou ideais, não por eles, mas por conta dos parâmetros utilizados no processo de avaliação.
Já tive tantos problemas (assim como vitórias também) no meu casamento que um casal “perfeito” jamais poderia me ajudar, pelo contrário, me frustraria ainda mais. Eu louvo a Deus porque fui ministrada por pessoas comuns que erram (e são humildes para aceitar que não são perfeitos).
Eu não gosto quando ouço que na nossa igreja não tem pessoas para trabalhar nesta área, até porquê, acredito que há, ainda que de forma discreta, se a avaliação for justa, encontraremos sim, não casais perfeitos, mas dispostos a reconhecer que suas famílias também tem problemas e humildemente, deixam serem moldados por Deus e partilham daquilo que o Pai, pela sua misericórdia faz pelo homem e a mulher que se dispõe para tanto.
Nos parâmetros de avaliação para “classificação” de um casal ideal, eu temo que as ferramentas utilizadas altere o diagnóstico e conseqüentemente os resultados.
Modestamente, posso afirmar que o fato de falar bonito, ser usado por Deus no púlpito, ser simpático, feio, bonito,seus títulos no ministério e secular, sucesso profissional, afinidade com a igreja,humor...nada disso serve como parâmetro para tanto.

Penso que para uma liderança madura com casais, faz-se mister a lista do perfil do obreiro apresentada em 1 Timóteo 3, especialmente a recomendação de Paulo para que “GOVERNE BEM OS SEUS FILHOS E A SUA CASA”. Compreendo que este é um parâmetro chave de “avaliação”. Não podemos negar que há homens que dirigem igrejas com “braços de ferro”, MAS NO LAR, que é seu principal ministério, para com sua esposa que é uma só carne, não cumpre os mandamentos do mestre. Com os filhos, não tem domínio...
ENTRETANTO, observe, não é pecado, siga o exemplo do casal que:
1. COMPREENDEM E RESPEITAM A ALIANÇA FEITA COM DEUS ATRAVÉS DO CASAMENTO, BEM COMO OS BENEFÍCIOS DESTA;
2. COMPREENDEM O PLANO DE DEUS PARA O CASAL COMO UMA SÓ CARNE;
3. CADA UM CUMPRE O SEU PAPEL NO CASAMENTO EVITANDO INVERSÕES;
4. SEMEIAM AMOR, PERDÃO, FIDELIDADE, RESPEITO, EDUCAÇÃO DOS FILHOS...
5. EXERCITAM O PERDÃO;
6. DEMONSTRAM VISÃO DE FÉ E CONFIANÇA;
7. ORAM JUNTOS (NÃO SÓ NA IGREJA, OU NA FRENTE DOS OUTROS, MAS LÁ EM CASA ENTRE 4 PAREDES)...
8. BUSCAM SEMPRE CHEGAR A ACORDOS QUE GLORIFICAM O NOME DE DEUS;
9. FLUEM JUNTOS NO ESPÍRITO; UTILIZAM A MESMA FONTE ESPIRITUAL;
10. DEIXAM DEUS TRATAR DE QUESTÕES DA INTIMIDADE, DE MODO A BUSCAR A PUREZA SEXUAL E CONSEQUENTEMENTE, A SANTIDADE, ABRINDO MÃO DE QUALQUER DESEJO MESQUINHO E EGOISTA;
11. LUTAM JUNTOS NAS BATALHAS ESPIRITUAIS COM AS ARMAS INDICADAS POR DEUS;
12. OPTAM PELO ESTILO DE VIDA SANTO, NÃO COMPACTUANDO COM O QUE O MUNDO APRESENTA;
13. FALAM A MESMA “LINGUA’ NO MINISTÉRIO, RESPEITO MÚTUO ...
NÃO, não precisa atuar com perfeição nisso tudo, só precisa compreender o propósito de Deus e ter um coração humilde e aprendiz e, entender claramente o chamado do Mestre para a referida obra.

3 comentários:

Silvana disse...

oi cleo! Senti a falta de vcs no aniversario do Cassius, mas entendo que a correria é grande...fiquei sem net por esses dias mas estou de volta...estou sem tempo de ler os seus posts, mas no fim de semana lerei com calma...estou com saudades...eu e o Claudio começamos a fazer o curso casados para sempre, mas a luta veio...só Jesus...mas com a graça de Deus vamos até o fim e contar o testemunho da vitória...um super beijo...e vamos manter contato pela net...

Patrícia disse...

Cleo, concordo com vc. Penso que Santo e Perfeito, só Jesus, então, temos que tentar através do conhecimento, nos tornarmos o mais corretos possível. Precisamos do apoio de casais da igreja, mas exemplo só Jesus.

Um grande abraço e boa sorte no curso!

Loidy disse...

Concordo contigo!!! Infelizmente nossa denominação não tem e não cultivou o lado estudos e em várias áreas, não só a de casais. Acredito tbém q. existe muitos preparados para tais "cursos" e "estudos". Devemos orar inclusive nesse sentido, para q. Deus levante homens e mulheres estruturados espiritualmente para ministrar ao seu povo. Muito edificante e esclarecedor seu post. Deus continue te usando. Um abraço, amada!!