domingo, 23 de outubro de 2011

Teimosia:Um Problema Para Deus


A Bíblia nos relata uma história curiosa, trata-se de uma jumenta empacada, entretanto, quando estudamos direitinho o desfecho da referida história descobrimos que o verdadeiro empacado, teimoso era Balaão, o dono da mula.
Bem cedo ele selou a montaria e partiu para uma longa viagem. De repente a jumenta se afastou da estrada enveredando pelo campo. Irritado, Balaão espancou o animal para fazê-lo voltar ao caminho, porém, ela foi ao encontro de um muro de pedras,comprimindo nele o pé do seu dono. O animal foi espancado novamente. Balaão não sabia que a atitude do animal era por conta de um anjo com a espada desembainhada que a impedia de avançar. O animal se desviou por três vezes para impedir que seu dono fosse atingido pela espada e as três vezes a jumenta foi espancada.
Chegou o momento em que a jumenta  caiu com o seu dono, e este ameaçou mata-la.
Mas de repente os olhos de Balaão se abriram e ele avistou o anjo do Senhor com a espada na mão.
Diante dessa história, percebemos que a ferrenha  teimosia do homem é um problema grave para Deus.
Muitas vezes a teimosia tem origem na formação do caráter do homem que gera insegurança ao deparar com situações desconhecidas. Quando isto ocorre, por insegurança, deixamos de obedecer a Deus. A insegurança também pode ser frutos de maus hábitos que formamos no decorrer de certo período de tempo, atitudes que temos para com figuras de autoridade que abusaram de sua posição, ou negligenciaram a mesma.
Infelizmente isto pode ocorrer na obra de Deus, pessoas que não conseguem  agir se não estiverem na posição de liderança e tem dificuldade de encarar o novo e sempre luta de unhas e dentes para voltar para seus postos (cargos, funções de liderança), e atropelam quem passar pelo caminho para não perder a posição que consideram de destaque.
Para certas pessoas, ocupar uma posição que não seja líder, (estar a cima), significa diminuir-se a si mesmas e se travam, não se abrem para o novo, tem resistência ao aprendizado.
Quando enfrentam algum problema, não conseguem tirar proveito dele e como criança birrenta cruzam os braços apresentando   crise de identidade.
Não é através de hierarquia, posição de liderança que crescemos espiritualmente no corpo de Cristo, mas sim, através do amor não fingido que nos capacita a aprender uns com os outros e crescer até a estatura de Cristo, o VERDADEIRO LÍDER.

( copilado do livro ‘‘Paredes do Meu Coração”de Bruce e Barbara Thompson).

1 comentários:

Hugo Pereira disse...

Infeliz teimosia de teimar... Muito bom Cleo!

Beijão