segunda-feira, 25 de julho de 2011

Os Que Se Denominam Estrelas e Tocam Trombetas

Em 2009 ao participar de um evento cristão, observei   estupefata, um jovem senhor que havia voltado recentemente para os caminhos do Senhor, elogiar demasiadamente uma pessoa que estava presente.
Até aí tudo bem, o problema é que a “ rasgação de seda” não condizia com a realidade, e isso era notório. A pessoa elogiada, infelizmente demonstrava e ainda demonstra através de suas atitudes, o contrário de tudo que foi dito.
Então conversei a respeito com uma pessoa de confiança (um líder espiritual) e expressei a minha aversão a tal situação. Então com sabedoria o referido líder me explicou algo que hoje trago a memória.  Me disse o seguinte: - certamente, de fato este rapaz pensa que a pessoa elogiada é assim mesmo, conforme ele a descreveu e, isto é permissão de Deus, pois não há nada pior do que receber elogio quando você sabe que este não condiz com seu caráter, com sua realidade, que você é , ou suas ações e motivações são o contrário dos elogios que está recebendo...e acrescentou, é uma forma especial de Deus tratar com os orgulhosos, que buscam glória para si.
Muitos  podem não entender quando isso ocorre, mas a pessoa sabe no seu interior quem e como ela realmente é e/ou está agindo.
Por alguma razão  me  lembrei desse fato, bem como dos versículos a seguir:

Tomai muito cuidado em não praticardes a vossa justiça diante dos homens, a fim de serdes observado por eles; do contrário não tereis recompensa junto ao vosso Pai que está  nos céus. (Mat 6:1),

Outra tradução diz:

 "Guardai-vos, não façais as vossas boas obras diante dos homens, para serdes vistos por eles; de outra sorte não tendes recompensa junto ao vosso Pai que está nos Céus.

"Louve-te o estranho, e não a tua boca, o estrangeiro e não os teus lábios." Provérbios 27:2

O conselho de Deus é para nos guardar do orgulho :"E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado."(Mateus 23:12).

Tem uns que se denominam estrelas, fazem qualquer coisa, dizem qualquer tolice para se aparecer, porém se esquecem que estrela não tem brilho próprio, se a vemos é porque o brilho do sol (do sol da justiça Jesus) reflete nelas.