domingo, 30 de maio de 2010

Eu Cresci Na Dependência do Senhor - Estou Na Terceira Estação!

“ Isto te será por sinal: este ano se comerá o que espontaneamente nascer E NO SEGUNDO ANO o que daí proceder; MAS NO TERCEIRO ANO, Porém, semeai e colhei, plantai vinhas e comei os seus frutos”( Isaías 37.30).

Assim é a vida cristã, dividida em três etapas, ou seja, em três estações (anos simbolicamente) conforme o texto bíblico em apreço.

A PRIMEIRA ESTAÇÃO:

A primeira estação da minha vida cristã iniciou-se no final da minha adolescência.

Nesta estação eu era focada em mim mesma (no meu EGO), me alimentava do que recebia dos outros, como um nenê recém – nascido me alimentava daquilo que recebia dos outros.

Muitas vezes recebi alimentos nutritivos, outras nem tanto...mas como qualquer bebê, não me esforçava muito para buscar alimentos mais consistentes.

A SEGUNDA ESTAÇÃO:

Continuei me alimentando do que procedeu da primeira estação, porém, um pouco mais seletiva.

Comecei aos poucos examinar as profecias, buscar alimentos mais consistentes (curso para casais, literaturas, outros estudos...)

Embora ainda centrada nas minhas necessidades, comecei a me preocupar com outras pessoas, com seus problemas...

Nesta estação percebi que havia muito o que comer, entretanto, era preciso esforço para me apropriar dos alimentos.

A TERCEIRA ESTAÇÃO

Finalmente cheguei a terceira estação, tempo de “SEMEAR E COLHER, plantar vinhas e comer os seus frutos”.

Nesta estação não dá mais para ficar esperando passivamente que os outros cuidem de mim. Tenho que semear e colher para me alimentar.

ALGUNS REQUISITOS DA TERCEIRA ESTAÇÃO

1- Nem o pastor nem outras pessoas nos alimentarão da mesma forma que fizeram nas duas primeiras estações.

2- Somos incumbidos de “plantar vinhas” e produzir mais frutos do que podemos consumir, de tal forma que possamos DAR a outros.

Nesta estação nos alimentamos do fruto, porém, o enfoque são os outros e não nós mesmos.

3- Se recusarmos a semear e colher, morreremos de fome (podemos até abandonar a fé); ou ainda, poderemos nos tornar mendigos na mesa de banquete dos outros.

ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DOS MENDIGOS ESPIRITUAIS:

- vão de mesa em mesa mendigar pão;

- reclamam dos que alimentaram previamente e não satisfizeram todas suas necessidades;

- eles dirão que você ou determinada pessoa é a resposta de Deus para a vida deles;

- após algum tempo a sua mesa, eles te abandonarão, haja vista que você não supriu as necessidades deles.

Mas voltando a minha vida, não sou mendiga, não vou retroceder, então, MÃOS A OBRA!

Estar na terceira estação não significa que não precisamos ser abençoados pelos ensinos de outros, mas para ser abençoados, precisamos abençoar outros...

Não nos alimentamos mais de qualquer alimento;

NA TERCEIRA ESTAÇÃO reconhecemos que fomos chamados para DAR da abundância que temos recebidos ( Mateus 10.8; Lucas 6.38).

É IMPORTANTE saber que fomos chamados de acordo com o PROPÓSITO DELE (Romanos 8.28).

Só podemos dar daquilo que temos...

Há alguns anos fui convidada para ministrar na Escola Dominical na classe de crianças, depois de adolescentes...

Mas uma situação que realmente me fez avaliar em qual estação me encontrava ocorreu há mais de 3 anos quando o nosso pastor ( Antônio B. Maia) nos recomendou (eu e meu esposo) este para ser Gideão e eu auxiliar na terceira maior organização do mundo “O Gideões Internacionais”.

Convivendo com um grupo composto por diversas denominações cristãs, porém, com o mesmo objetivo, contextualizamos o “plantar vinhas e colher”...

As reuniões de oração semanais nos fortalece e no fundamenta na fé...

Quinta- feira, 27-05 reabastecemos com novos testamentos as clínicas de um bairro leste da cidade, bem como um posto de saúde, e dois hospitais. Cada semana é uma determinada área da Cidade que é abastecida...

Este é apenas um exemplo do chamado característico do “IDE” de Jesus...

Mas a maior característica tanto do chamado para a obra quanto da terceira estação é a DEPENDÊNCIA EXCLUSIVA DE DEUS.

Isso mesmo, o que importa é agradarmos a Deus e para tanto, precisamos ser totalmente DEPENDENTE DELE.


0 comentários: