sexta-feira, 16 de outubro de 2009

O SOL NASCE PARA TODOS



Diante de alguns acontecimentos nos últimos dias, bem como comentários a respeito dos cristãos envolvidos, me permiti refletir sobre situações como: por que há pessoas que não alcançam o que almejam? Por que mulheres que tem condições financeiras, emocionais e espirituais não podem ser mãe, enquanto outras abandonam seus filhos e/ou não tem condições de cuidar, de educar a criança?
Uma tempestade violenta atingiu minha cidade ontem, resultou em muitas casas destelhadas, árvores, placas arrancadas.
Antes da tempestade eu fui com meus filhos visitar uma amiga, antes de sair de casa fiz uma oração, pedi a Deus proteção sobre a nossa casa. Esta é frágil e não demonstra segurança mediante elevada tempestade.
Quando retornamos, havia galhos, folhas em todo o quintal. Dentro de casa tudo estava perfeitamente como deixamos. Imediatamente me lembrei da minha oração e me alegrei até testemunhei para uma amiga.
Eu creio sim na proteção de Deus, mas sobre o que pensei a respeito da minha oração, fiquei meio confusa e até envergonhada na seqüência.
Será que eu sou tão especial, mais especial que a viúva que mora com seus três filhos pequenos num barraco da favela próxima daqui, que a minha casa foi poupada enquanto ela e seus filhos ficaram ao relento?
”...PORQUE ELE FAZ NASCER O SEU SOL SOBRE MAUS E BONS, E FAZ CHOVER SOBRE OS JUSTOS E INJUSTOS” (MT 5.45). Me lembrei deste versículo e compreendi que do mesmo modo que a chuva cai sobre a fazenda do cristão, ela cai também sobre a fazenda do ateu.
Precisamos renovar nossa mentalidade cristã, se temos alguma coisa de bom, se somos poupado em algumas situações, não é porque somos bonzinhos, e sim, pelas infinitas misericórdias do nosso Deus. É só por conta destas misericórdias que não somos consumidos!
Somos imperfeitos e vivemos num mundo imperfeito, logo estamos sujeitos a tragédias, mesmo sendo cristãos.
Quando vemos a tragédia na vida do nosso irmão não devemos julgar, questionar se há pecados não-confessados. Há quem afirma que é a mão de Deus sobre aquela pessoa.
É óbvio que nossos pecados tem conseqüências, devemos confessar e nos arrepender, entretanto, a palavra de Deus nos assegura que “...HÁ JUSTOS QUE PERECE NA SUA JUSTIÇA, E HÁ PERVERSO QUE PROLONGA SEUS DIAS NA PERVERSIDADE”( Eclesiaste 7.15).
E ainda: “DEUS NÃO NOS TRATA SEGUNDO NOSSOS PECADOS, NEM NOS RETRIBUI CONFORME AS NOSSAS INIQUIDADES” (Sl 103.10).
Isaías 64.6 diz que nossas justiças são como trapos de imundícia, portanto, não nos garante nada.
Devemos ter consciência que nossos pecados tem conseqüências, todavia, independente da origem, ou forma de pecados, não estamos livres de sofrer tragédias.
É evidente que o plano original de Deus é que não sofrêssemos, mas, por conta do pecado ficamos expostos a dores e tristezas.
Mas, quem pecou?
Todos nós : “ PORQUE TODOS PECARAM E DESTITUIDOS ESTÃO DA GLÓRIA DE DEUS; SENDO JUSTIFICADOS GRATUITAMENTE PELA SUA GRAÇA, PELA REDENÇÃO QUE HÁ EM CRISTO JESUS” (Rm3.23-24).

2 comentários:

CANTOR MOISÉS VIEIRA disse...

excelente!! aprendamos a aceitar a soberania de Deus, ele faz como quer, pra quem ele quer, e da forma como quer. O sol!!! sim,ele mesmo, brilha pra todos, quer justos, quer injustos. Abraços!!

Anônimo disse...

É uma pena presupor que somos melhores que os outros, talvez isso é fruto da Doutrina do Merecimento. Pensamos e acreditamos que Deus tem obrigação de fazer tudo o que queremos, como se Ele fosse algum empregado nosso ou devedor por estarmos fazendo isso ou aquilo pra ele. Qdo olhamos pra Jesus que não se baseiou no ser Deus, mas se tornou servo ao ponto de dar a sua própria vida, ficamos envorgonhados!