domingo, 16 de agosto de 2009

FÉ OU TEIMOSIA?


De acordo com a bíblia, fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se vêem (Hebreus11.1).
Por sua vez, teimosia é “atitude de quem insiste firmemente em algo; obstinado” (minidicionário Houaiss).
Percebemos que há situações em nossas vidas que confundimos fé com teimosia.
A fé é algo que esperamos e se concretizará caso esteja em consonância com os propósitos de Deus. A fé não ignora a realidade, isto é, se eu preciso de uma cura, Deus pode sim me curar, “mas eu estou doente”.
Não vejo fé em afirmar que não estou com dificuldade quando na verdade, os problemas são reais na minha vida.
Penso ser teimosia de alguém que insiste em alcançar determinados objetivos que não condiz com a palavra de Deus em nome da fé.
Acredito que Deus tem propósitos definidos ao realizar nossas petições, propósitos estes que estão longe de “dar na cara de alguém”, simplesmente provar para alguém que conseguimos algo.
Nos primeiros anos da minha conversão, no final da minha adolescência, depois de um noivado interrompido, fiquei muito tempo com “fé” que ainda me casaria com o rapaz o qual fui noiva. Mais tarde eu compreendi que a minha teimosia estava longe de ser fé genuína, entretanto, não perdi mais tempo com tal obsessão porque um servo de Deus (atualmente pastor Israel dos Santos) teve coragem de me confrontar. É claro que no momento fiquei chateada com ele, pois como ousaria confrontar a minha “fé”?
Pode ser que Deus não tenha propósito que você pare de trabalhar fora no momento; ou, talvez Ele queira ver sua dedicação na obra Dele antes de lhe conceder o filho que você tanto quer; antes de mudar de emprego, há concertos a serem feitos no atual; ou ainda, antes de conceder a você a casa dos seus sonhos, Ele quer que você tenha um coração mais agradecido...
Há ajustes a serem feitos em sua vida, Deus está sondando seu coração, provando seus rins, anotando suas motivações.
Deus honra a nossa fé, todavia, não tem compromisso com nossa teimosia!
Deus supre as nossas necessidades, mas avalia as nossas vaidades!
Peça ao Senhor que lhe conceda discernimento entre fé e teimosia.
Quando há fé, seu coração enche de alegria antes de ver o resultado final.
A teimosia te faz sentir exaltado, orgulhoso com uma possível conquista.
E se você está confusa(o), sobre os teus desejos, peça sabedoria a Deus.
“Meus irmãos, tende grande gozo quando caíres em várias tentações. SABENDO QUE A PROVA DA VOSSA FÉ OPERA PACIÊNCIA. Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. E, SE ALGUM DE VÓS TEM FALTA DE SABEDORIA, PEÇA-A A DEUS, QUE A TODOS DÁ LIBERALMENTE, E O NÃO LANÇA EM ROSTO, E SER-LHE-A DADA (Tiago 1.1-5).

8 comentários:

Gabriella Mariah de Souza Stiiber disse...

Sinceramente Tia Cleo não tnha parado pra pensar!!
E saber que é realidade isso!
Confundimos teimosia de Fé!
Que Deus possa sim, dar discernimento entre essas duas coisas!!

Beijos Cleo;
Amo vc♥

Patrícia disse...

Cleo, infelizmente queremos tudo do nosso jeito e não damos tempo para ser feita a vontade de Deus. De uns tempos pra cá, tenho pedido à Deus para que seja feita a vontade dele em minha vida, mesmo que eu não entenda, mas com certeza a vontade Dele será para o meu bem. Foi exatamente a vontade de Deus, que fez com que eu e o pai da Giovana voltássemos, porque para mim, eu tinha muita fé, mas para oas outras pessoas, eu era teimosa. Minha fé deu certo, mas, acredito que minha fé só deu certo porque era a vontade de nosso bom Deus.
Um beijo

Helga - Mamãe da Manu disse...

Oi Cleunice é claro que te quero como amiga..fico feliz com isso e feliz com sua visita...Eu realmente preciso muito mais de Deus...já tive muita fé, mas confesso que ela esta um pouco empoeirada...Bjs e volte sempre...

Francielle Cristiane Silva disse...

Oi Cleo! Em primeiro lugar, amei o novo visual do blog, ficou muito lindo!
Bom, quanto a postagem... sem palavras né amiga! A fé é realmente um exercício de paciência. Parabéns pela relação, super didática, coisa de pedagoga né!
Deixe SEMPRE Deus te usar!
bj

Coach Marcinha Ribeiro disse...

Teimosia?? Ã rss ainda sou muito... Comentário excelente... olha fiz um blog não sei ainda mexer direito mas vou aprendendo... Me visita tá? bjus

SAF de Patrocinio disse...

Obrigada pela Palavra. Dê uma passadinha no meu cantinho: www.mulheresquesurpreendem.blogspot.com

Adriana Rangel disse...

Ola abencoada! Conheci os seus 2 blogs, parabens! Se tu uma bencao!
Quando tiver um tempinho, visite o meu, A Mulher e seu Criador. Bjos

Anônimo disse...

Muito bom, uma abordagem muito original e muito prática para o crescimento espiritual.