sábado, 6 de junho de 2009

PES DE MENINA EM SAPATOS DE MULHER


Eu decidi, dificilmente levarei a Sara numa loja para escolher sapatos!
Será que conseguirei?


Na apresentação em homenagem as mães na escola da Sara,as meninas do segundo ano,se vestiram com roupas e calçados das mães...
Foi surpresa para estas, verem suas pequeninas vestidas de modo a imitá-las.


É estranho como a pós- modernidade atingiu de forma assustadora, especialmente as meninas adolescentes.
Observando algumas meninas com sapatos de mulher, meu esposo comentou da referida apresentação na escola da Sara.
É tão precoce, os enormes saltos no pés de muitas pré- adolescentes, que elas caminham como as crianças que tentavam imitar suas mães...

Os especialistas alertam que o uso de salto alto (em excesso) é prejudicial para as mulheres, então, o que dizer do uso de saltos de forma indiscriminada por alguém que está em fase de desenvolvimento?

O problema maior, talvez não esteja nos possíveis danos físicos causado por esta precocidade, mas sim, que acompanhando o salto alto, vem as roupas sensuais e provocantes, o desejo de ser adulta antes da hora, queima-se esta bela etapa da vida.
Infelizmente eu sei do que estou falando, embora eu tenha me encontrado com Jesus na adolescência, parte desta foi marcada por diversas situações precoces das quais não tenho do que me orgulhar.


Também, não tenho pretensão de julgar ninguém, até porque tenho uma filha com 5 anos e que demonstra em muitas situações atitudes precoces de acordo com a psicologia ou com a doutrina cristã. Diante dessa realidade, entrego ao Senhor minha preocupação acerca de como será daqui a uma década, a Sara com 15 anos?


A guisa de compreensão e reflexão, não posso ser ingênua a respeito da corporeidade dos meus filhos, ou dos filhos da sociedade. Sabemos que o corpo fala, isto é, não nos vestimos, calçamos ou temos outras ações inerentes ao ser humano, por acaso, entretanto, é uma forma de nos expressar.


A corporeidade se expande além dos limites da física e da biologia e atinge a esfera da consciência e do espírito. Conforme SANTIM(1993),”a extensão do corpo invade o mundo e os outros, a imagem do corpo, mais que investigação antropológica, tornou-se uma imposição de interesses sócio-políticos e ideológicos”.


Não há dúvida, a consumismo e exposição excessiva do corpo atende a demanda exigente do capitalismo que busca roubar a infância e a adolescência.
O senso comum é a ponte para a decadência moral e intelectual da sociedade, inclusive, de muitos cristãos , haja vista que estamos inseridos nesta.



Há uma preocupação em relação ao comunismo (o qual eu não sou a favor), enquanto isso, fortalecemos o capitalismo através do consumismo e falta de conhecimento.

O sábio Salomão afirmou que para tudo há um tempo determinado, então sei e espero sinceramente, que a minha filha compreenda que há tempo para se tornar adulta.
Quanto a mim, não tenho formação em teologia, todavia, entendo que o que Salomão escreveu em Cantares 2.7, pode se aplicar a essa realidade também; enquanto pais, não devemos “despertar, nem acordar o amor ATÉ...que queira”(Catares de Salomão 2.7).
A preposição “ATÉ”, empregada por Salomão, segundo o dicionário, “INDICA LIMITE DE TEMPO E DE ESPAÇO”(Houaiss2004).

Portanto, são intrínsecos, os versículos de eclesiastes 3 e Cantares de Salomão 2.7.

Há tempo para adolescer;
Há tempo para crescer;
Há tempo para adulto ser;
Há tempo para o amor acontecer e a vida resplandecer!

7 comentários:

Wemilly Sangy Moretti disse...

concordo com você Cleo , que muitas pré-adolescentes já usam saltos e andam como criança , ai entra o papel dos pais de nao deixar usar e nem comprar esses tipos de sapatos com esses saltos exagerado , e ir liberando o tamnho de acordo com a idade , eu acho que começei a usar cedo saltos , mais graças a Deus eu so uso saltos nos fins de semana pra ir pra igreja.Certamente , muitas meninas acompanham o salto com as roupas cutissimas e indescentes , e eu espero que algum dia elas possam ver o erro que cometem , e que Deus possa agir nesta área.
beijos , adoooorei a postagem :*

M.Maria M. Coutinho disse...

Eu também gostei muito deste post! ME RECUSEI A COMPRAR BOTA DE NUMERO INFANTIL (33 e 34 )para a Julia com salto de gente grande!!!!!! O pior é que vendem! pois tem aos montes nas lojas. BJo

Guga disse...

Cleo... eu descordo! Eu, como um ser do sexo masculino acredito que o "SALTO ALTO" sirva mais para que a mulher adiquira mais destaque na sociedade, uma forma de chamar atenção... como todo mundo sabe, qualquer menina, pré-adolescente ou adolescente mesmo, ama um salto alto pois se sente mais poderosa que as outras e acho também que o fato de elas começarem a usar salto alto não significa que possam partir para a vulgaridade futuramente. Desculpa qualquer coisa, mas essa eh a minha opinião...

Cleo e Sara disse...

Amado Guga, eu respeito muitìssimo a sua opinião,porém, fiquei na dúvida se vc compreendeu a essencia do post em questão...
eu não disse que é vulgar a mulher usar salto alto (inclusive eu uso e acho elegante),o que eu questiono, é crianças de forma indiscriminada fazer uso de calçados de adulto...também assevero que a precocidade nessa área abre caminhos para outras situações precoces...e ainda, você acredita que uma menina vai usar calçados de adulto com roupas de criança?
Eu "concordo" com vc que a mulher que usa salto se destaca, só não entendo o que te faz pensar que uma garota de 9,10,11,12,ou13...anos tem que se destacar na sociedade...a minha filha com 11 ou 12 anos gostaria que ela brincasse de bonecas...

E TAMBÉM NÃO CONCORDO, PENSO ATÉ NÃO SER BÍBLICO, QUE ALGUMA GAROTA CRISTÃ,DEVA QUERER SE SENTIR PODEROSA, MUITO MENOS MAIS PODEROSA que as outras (a bíblia não nos ensina isso).

Guga disse...

Cara Cleonice, em sua postagem a senhorita mensionou que as meninas que desde crianças usassem saltos altos poderiam futuramente estar se vestindo com roupas sexys e provocantes, e ao meu ver não seria isso; porém, concordo que tanto para o lado fisico quanto para o amadurecimento das meninas o uso de saltos altos deveria ser adiado! E muitas meninas que se dizem cristãs podem muito bem achar que estando 10, 15 centímetros mais altas são melhores que as outras, logicamente, não me referindo às nossas amigas la da Igreja.

Gabriella Mariah de Souza Stiiber disse...

Tia Cleoo concordo com vc!
Hj eim dia tem muitas meninas, axam que por usar salto se sentem maduras, etc...
Quando eu era criança, vivia colokando as roupas e os sapatos altos dela, sem contar (na minha preferida)a maquiagem!! mas msmo usando tudo isso, até os meus 12 anos e meio, eu brincava de boneca!!
Adorei o sua postagem!
Beijos Amo muuito vc!♥♥

Francielle Cristiane Silva disse...

Nós que somos mãe de meninas, sabemos bem o que a sociedade e a mídia estão tentando fazer com elas... eu também não consigo colocar um salto em minha filha, apesar dela demonstrar interesse... só em Deus conseguimos encontrar esse ponto ideal, cultivar a feminimilidade sem ferir a infância, sem pular as fases, sem criar um ser esteriotipado...
ufa amiga!!! É muito bom poder compartilhar!