quinta-feira, 30 de junho de 2011

Memórias

“ Névoas enchem de um lado e de outro os morros
Tristes como sinceras sepulturas,
Essas que têm por simples ornamento
Puras capelas,  lágrimas mais puras”.
 Assim escreveu Machado de Assis no seu poema “Manhã de Inverno”.

O inverno me remete a lembranças do passado, lembranças tais  que Machado de Assis descreve com precisão.
Os invernos da minha infância foram mais gélidos do que os atuais.
Muitas vezes no vale eu contemplei os morros brancos de gelos, tristes como sinceras sepulturas...não sei se era o caso do poeta, mas para mim, o inverno  roubava a minha esperança...como sairia daquele vale?
Os dias cinzentos escondiam a beleza do campo, até os pássaros se escondiam, imperando assim o silêncio, não só dos pássaros e dos animais, mas também dos  homens.
Assim como hoje, em dias frios e chuvosos, nos escondemos em nossas casas com cobertores e agasalhos, café fumegando, pipoca, filmes...
Muitas vezes nos esquecemos de olhar pela janela, pelas ruas, nas esquinas da cidade, da vila, da vida...
Por vezes afirmamos como Clarice Lispector : ” Não tenho tempo pra mais nada, ser feliz me consome muito”.
É bom estar e ser feliz, mas que a nossa felicidade possa estar em estender a mão também...
Os  invernos da minha infância de tão nublados me impedia  a visão do futuro.
As lamparinas de querosene, neutralizava  a escuridão, mas mesmo assim  o alcance dos meus olhos era limitado.
Minha mãe nos dizia que no inverno os dias são mais curtos e as noites mais longas, sim era verdade, mas as nossas noites, minhas e dos meus irmãos, sem cobertores, muitas vezes no relento, nos parecia eternas!
Almejávamos o  crepúsculos róseos da manhã de sol, e através destes, um futuro além das montanhas geladas.
Sabíamos que a primavera viria em algum momento, mas quando estamos no vale, não conseguimos ampliar nossa visão, a palavra esperança foge do nosso dicionário, da nossa memória!
Em 1990, eu não estava mais no campo, mas sim na cidade de Cascavel, mais precisamente numa casa na Rua Souza Naves, (  embora a verdadeira Luz já havia brilhado na minha vida de modo diferente da tímida lamparina de querosene, a esperança ainda insistia em fugir de mim).
Foi nesta casa que vivi uma das noites mais frias de um inverno rigoroso. Era uma república para moças (meninas), com capacidade para mais de 20 pensionistas.
 Enquanto aguardava “ficar maior de idade” para conseguir um emprego, eu vendia roupas de porta em porta, as vezes trabalhava de diarista para assim pagar a dona da república.
Não demorou muito para eu descobrir que a dona da casa era cafetina. Apesar de ser um lugar horrível esteticamente falando, pensara que era sério, haja vista que era proibida a entrada de homens no local. Eu tinha um namorado na época e este era proibido entrar.
Eu dividia com uma amiga o quarto com um beliche com colchão e um acolchoado oferecido pela casa.
Certo  dia no horário do almoço eu e minha amiga de quarto fomos surpreendidas pela dona do local, ela nos comunicou sorrindo dissimuladamente que havia arrumado alguém (uns homens), para fazermos um programa, afinal, meu namorado era um pobre que nem pode me levar para jantar no dia dos namorados e minha amiga, já fizera outros programas...
Protestei revoltada e, como eu, minha colega se recusou a se prostituir...
Ao chegar ao nosso quarto a noite percebemos que a Cafetina levara o único acolchoado da minha amiga. Por alguma razão o meu fino cobertorzinho estava lá.
Aquela noite foi uma das mais gélidas da minha vida, pois não era apenas o rigor do inverno que me machucava, mas também a frieza daquela senhora que ousara a nos vender...
A noite foi longa, mesmo juntando as camas e jogando as poucas roupas que tínhamos sobre nós não conseguimos nos aquecer e, acordadas, podíamos ouvir o barulho dos carros que buscavam e devolviam  nossas frágeis colegas, que para muitas seriam o começo de um infinito inverno!
Na mesma semana saí de lá, mas sempre que o inverno chega, me lembro das coisas que contemplei naquele gélido lugar.
Talvez por fatos como estes, não consigo ver no inverno a beleza que os poetas vêem!
Não nego que é muito bom se “aninhar”no sofá com minha família, chocolate quente, uma boa sopa, dormir juntinho...entretanto,  eu prefiro os dias quentes de verão e os jardins da primavera!
Estamos na estação do inverno, porém, o inverno da minha alma passou, o que escrevi aqui, são memórias! JESUS AQUECEU A MINHA VIDA e me resgatou do passado!

“O inverno já foi, a chuva passou, e as flores aparecem nos campos. É tempo de cantar; ouve-se nos campos o canto das rolinhas”- Cantares 2:11,12

terça-feira, 21 de junho de 2011

Mais Do Que Sonhei


Eis que os filhos são herança do SENHOR, e o fruto do ventre o seu galardão ( Salmos 127:3 ).

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Love Language - A Linguagem do amor (LEG - PORTUGUÊS)

sábado, 11 de junho de 2011

Valeu Super Nanny!

Eu amamentei o Davi até 1 ano e 1 mês aprox. só no peito sem dar nenhum outro tipo de leite. A partir daí mesmo sabendo que o mais recomendável é dar o leite, suco no copo, eu introduzi a mamadeira, questão de praticidade uma vez que saímos muito de casa.
E por dois anos ele utilizou a mamadeira, embora no último ano mamasse só de manhã e a noite, comecei a me preocupar, sabia que já passara da hora de tirar a mamadeira, até orei a respeito, porém estava encontrando dificuldade para tomar a decisão definitivamente.
No dia 23 de abril de 2011, eu a Sara e o Davi nos sentamos para assistir Super Nani ( super Nanny); havia na família atendida por super Nani neste programa, um menininho por nome de Moisés com 3 anos de idade. A super nani chamou a atenção da mãe de Moisés dizendo que com 3 anos de idade não deveria estar usando mamadeira e sim um copo, desse modo, orientou a mãe que comprasse um copo bonito e fizesse a troca imediatamente...
Sem eu dizer uma palavra, o Davi se levantou do sofá e disse com muita determinação: - mamãe, eu já tenho 3 anos igual o Moisés, então não vou mais mamar, a super Nani disse que é só no copo!
Eu rapidamente liguei para meu esposo Deividh que estava na igreja próximo de um supermercado, comuniquei o ocorrido, assim, o Deividh comprou um copo e a partir daquele dia, o Davi deixou a mamadeira. Na primeira semana não foi fácil, tanto de manhã quanto a noite ele, mesmo sem chorar, pedia baixinho “meu mama”, então lembrava-o sobre a tomada de decisão do mesmo e o acalmava no colo, mesmo com o coração partido eu não retrocedi.
Passado uma semana nunca mais pediu mamadeira, nem fala no assunto, mesmo vendo outras crianças mamando.
A respeito de mamadeira após os 2 anos, uma pesquisa nos EUA nos alerta que o uso prolongado da mamadeira aumenta o risco de obesidade, segundo o pediatra e nutrólogo do hospital infantil Sabará em SP, o problema não está apenas no conteúdo , mas na forma como ele é absorvido pelo organismo. Na mamadeira, é ingerido passivamente, o que não ocorre se for no copo. ”Assim, a criança tem dificuldade de sentir saciada”, ou seja, a criança excede o consumo energético e acumula gordura no organismo( ENTREVISTA COMPLETA NO SITE DA CRESCER – revista).
Valeu Super Nanny!
Diante do exposto, outro fato me chamou a atenção, apesar de não ser novidade o poder que a televisão exerce sobre a mente das pessoas, especialmente das crianças,fica este como um exemplo inquestionável desta realidade, portanto, como pais, devemos selecionar e acompanhar o que nossos filhos estão vendo na TV. Neste caso, contribuiu para algo necessário, mas e aquilo que muitas vezes nem percebemos?

 “Herança do SENHOR são os filhos; o fruto do ventre, seu galardão.” (Sl 127:3). “Herança” e “Galardão” dão a idéia de grande valor, uma bênção inestimável confiada a nós por Deus.



terça-feira, 7 de junho de 2011

O Cuidado Com Os Seus: Apenas Uma Dica

O inverno ainda não chegou, porém, o frio já veio.
Nessa época nossa vontade é de saborear coisas mais calóricas e deixar as saladas de lado.
Especialmente as crianças que nem sempre tem saladas,  legumes e frutas como alimentos prediletos, necessitam criar hábitos saudáveis. Por esta razão nos últimos três anos tenho buscado  diferenciar estes alimentos visando que estes sejam desejáveis na nossa mesa.
Percebo que aos poucos o consumo tanto de legumes e saladas quanto frutas tem aumentado significativamente na minha família.
Uma salada verde que dificilmente falta na nossa mesa é a rúcula, esta que é rica em ômega 3, ajuda a reduzir os níveis de triglicérides no sangue e ajuda o intestino a trabalhar melhor
( informação retirada da revista crescer- junho 2011 ).
A rúcula pura não parece ser muito atrativa, assim, sempre preparo ela  misturada com alface ou outras saladas e frutas, de modo bem diversificado.
Não é tão simples assim fazer com que os pequeninos comam alimentos variados e nesse caso, saladas, entretanto, tomei uma decisão, comendo ou não, as saladas sempre estão presente e são oferecidas constantemente.
Não sou uma mãe que percebe que o filho não quer tal coisa e por esta razão, deixa de fazer...eu não desisto!
Minha filha Sara por inúmeras vezes disse não gostar de tempero verde, não desisti e a semana passada quando preparei um molho de cachorro quente com molho de tomate natural e “saturado” de tempero verde ( salsinha, cebolinha e coentro) , (foto em anexo)
fiquei muito contente quando ela pediu para adicionar mais temperinhos que estavam expostos em um potinho na mesa, além do que eu já havia colocado.
Do mesmo modo fico feliz quando vejo as saladas sendo consumidas pela família.
Esta semana preparei rúcula com frutas, até que fez sucesso! (foto em anexo).
É Claro que não preparo só o que acredito ser saudável, de vez em sempre, faço a guloseima mais pedida pela família, bolo de chocolate com morangos, já estou bem craque nisso (veja a foto).
Sinceramente não gostava nem um pouco de cozinhar, mas Deus realmente trabalhou isto em mim, me sinto tão realizada em preparar a mesa e ver a família reunida e satisfeita que não abro mão de realizar isto, mesmo que tenha alguém trabalhando na minha casa, sempre fiz questão de eu mesma preparar as refeições, mesmo antes de gostar de fazer isto.
Vejo como cuidado com os meus, e muito me alegro...(mesmo quando trabalhava fora e tinha empregada, sempre preparei a comida...). Hoje sou grata a Deus por ter mais tempo para realizar esta entre outras tarefas.


"Mas, se alguém não tem cuidado dos seus, e PRINCIPALMENTE DOS DA SUA FAMÍLIA, negou a fé, e é pior do que o infiel." [1ª Timóteo 5: 8]

sexta-feira, 3 de junho de 2011

Como Dizer Não?

Alguns meses atrás eu postei que em 2011, certamente eu teria mais tempo de postar mais neste blog, bem como melhorar a qualidade, haja visto que teria mais tempo, pois  viveríamos um novo tempo, menos “corrido”, mais tempo para a família etc...
Nos nossos planos, sairíamos do ministério  Gideões Internacionais, meu esposo terminou um curso de teologia (ficando assim todas as quartas-feiras livres),e ainda pediria exoneração de um cargo público (Educador Social), assim, ficaria só advogando...sem dúvida seria o ano mais tranquilo em questão de tempo nos últimos 10 anos.
LEDO ENGANO!
Houve sim mudanças de atividades na igreja  onde congregamos, mais não menos que nos anos anteriores.
Ah quanto ao Gideões, meu esposo percebeu que não era hora de parar, mas também não seria tão corrido assim, uma vez que abriria mão de um emprego...eu porém, queriam “dar um tempo”, pois acredito que com menos trabalho, faremos melhor e não abro mão de tempo de qualidade com a família.
Pois bem, no dia 31 de maio terminou o ano Gideônico, mas como de costume da instituição, no dia anterior, dia 30, ocorreu a eleição para compor o novo gabinete Ministerial ...
Na tarde deste dia me dediquei no quintal, na poda das plantas etc...quando meu esposo chegou, quase 19:00h,ao me ver “cheia de terra” perguntou se não iria na  reunião Gideônica...eu disse que não, primeiro que era eleição, depois não queria mais participar e além de tudo, eu estava sem me arrumar, assim como as crianças...meu esposo como um Gideão comprometido e fiel, me convenceu calmamente a me arrumar, ajudou arrumar as crianças e assim fomos...
No local, além dos gideões do campo norte de cascavel, o qual pertencemos, tinha um casal de outra cidade (do departamento estadual), que vieram presidir a eleição.
Como os demais anos, após oração e leitura da palavra, as auxiliares se separam dos gideões, assim, a votação é de modo separado (Gideões e Auxiliares).
Desde a primeira oração, já ouvi alguém orar assim “faremos a votação, sabendo que o Senhor já escolheu os nomes para cada função...) eu cri nisso, sem dúvida, só não pensei jamais que nome estaria nesta lista...
Para sintetizar, após a composição do gabinete, ocorre a indicação por parte da presidente de mais duas funções, duas secretarias, que se trata do “plano de gratidão”(que se refere a ofertas etc) e a secretaria de Bíblias...
Ao invés de indicação, desta vez foi para votação...quando chegou a vez da votação para secretária de Bíblias, ouvi meu nome em clara voz da presidente eleita e para minha surpresa e medo, e temor...vi  todas as mãos se levantarem, ali estava eu sendo eleita para esta função por unanimidade! Como dizer não?
Enquanto isto, numa outra sala, meu esposo foi eleito, também por unanimidade secretário geral  do gabinete pelo segundo ano consecutivo.
De maneira sobrenatural, o Senhor confortou nossos corações, pois mesmo não querendo determinadas coisas nas nossas vidas, contamos para o Senhor nossos desejos, mas no fim de cada oração expressamos que o Senhor faça a vontade Dele e não a nossa.
Mas voltando falar do tão esperado tempo, parece que o descanço  almejado não será dessa vez, considerando que pela graça de Deus, esta função exigirá tempo significante da minha parte, pois se trata não apenas de participar das reuniões  de oração semanais, visitas as igrejas e distribuição de novos testamentos como nos últimos 4 anos, e sim, terei mais atribuições as quais ainda serei treinada pelas auxiliares e capacitada pelo Senhor.
Eu louvo ao Senhor por tudo, pois tudo é Dele, por Ele e para Ele; é Ele quem me salvou (ainda na adolescência), me  tirou de um charco de lodo, colocou um novo cântico na minha boca, salvou meu esposo...e nos dá, a mim e ao meu esposo o privilégio de participar no desenvolvimento de sua obra numa instituição internacional com alcance de mais de 190 países.
Você também pode fazer parte deste grande ministério  Gideônico, ore pelo japão, a Comissão Nacional de Distribuição de Escrituras em Situações de Desastres de Os Gideões Internacionais no Japão iniciou as distribuições de Bíblias, em resposta ao trágico terremoto e do tsunami. Em 9 de abril a equipe começou o processo de distribuição em zonas aprovadas e perto das instalações nucleares. Oremos para os corações dos perdidos naquele local sejam receptivos a palavra de Deus, aceitando a cristo, bem como o Senhor possa manter em segurança a equipe de os Gideões Internacionais que estão trabalhando incessantemente.
Para maiores esclarecimento acesse www.gideoes.org.br

“SÊ TU UMA BENÇÃO” (Genesis 12.2).