quinta-feira, 30 de julho de 2009

CREPÚSCULO???



porque não podemos deixar de falar do que temos visto e ouvido” (Atos 4.20).

Há alguns meses tenho ouvido de adolescentes evangélicos e católicos, alaridos sobre o filme e o livro “CREPÚSCULO”, primeiro livro de quatro volumes da saga, maior fenômeno literário
Desde Harry Potter,”O Menino Bruxo”.
Diante dos inaudíveis comentários, as inusitadas comunidades no Orkut e youtube acerca do livro/filme em questão, resolvi me inteirar do conteúdo dos mesmos.

A princípio, pesquisei sobre a autora, haja visto que considero o perfil de uma pessoa, uma porta para avaliação da sua produção literária e até mesmo dos valores apregoados.
Conforme pesquisa a autora Stephenie Meyer é americana da seita mórmom (seu esposo é pastor desta mesma seita). Numa noite em junho de 2003, enquanto dormia com o marido e seus três filhos em sua casa no subúrbio de Phoenix (EUA), Stephenie com 29 anos na época, sonhou com o encontro romântico entre uma adolescente e um vampiro num anoitecer chuvoso. Segundo seu relato, no dia seguinte deixou de ser mera dona de casa para ser escritora.
Em apenas três meses escreveu as 416 páginas de “CREPÚSCULO”, atualmente com mais de 25 milhões de cópias vendidas em todo o mundo com traduções em 37 línguas.

Nos livros da saga, Sthephenie apresenta histórias irreais em forma de romance adocicado, seus vampiros não são feios como acreditávamos quando criança, eles não tem dentes pontiagudos, nem sangue no canto da boca, pelo contrário, o ator (Edward) tem uma aparência “agradável”, demonstra superioridade dentre os rapazes de sua cidade.
A adolescente atriz(Bella), é de uma família corrompida pelo divórcio, menina imatura que busca preencher o seu vazio numa aventura perigosa.
O filme é recheado de efeitos especiais (típico tecnológico americano), entretanto, ao meu ver, nada inteligente, é pobre até de vocabulário, a fala do ator é redundante, ele por diversas vezes se despede de Bella, alegando perigo...

É bizarro o fato de Edward faltar aulas sempre nos dias ensolarados e não haver suspeita pela comunidade escolar, bem como a super escola toda equipada que demonstra antagonismo com a pacata cidade de 3.120 habitantes...e por aí vai..

O alvo desta inspiração ocultista é o público teen, especialmente as meninas adolescentes. As cenas apimentadas pela tensão erótica entre os dois personagens dispensa qualquer conteúdo crítico e inteligente.
Ao se tratar do SOBRENATURAL apresentado na obra, e sabendo que não é o SOBRENATURAL de Deus, este fato por si só já é uma alerta para que adolescentes cristãs não se envolvam com a mesma.
A palavra de Deus diz que não tem como servir a dois senhores...em Efésios 6, a Palavra nos admoesta para revestir de toda a armadura de Deus, para estarmos firmes contra as ASTUTAS ciladas do diabo.
É claro que muitos jovens dentre os milhares de telespectadores/leitores desta saga que nega os valores cristãos, dizem: “é apenas um romance”, “todo mundo tá lendo”,”ah, você que é radical”, “você é careta”, “deixa de ser extremista” e sentenças como estas se multiplicam com o intuito de camuflar a busca exacerbada de emoções através de suspense e aventura.
O mais preocupante é que muitos afirmam não ver mal nenhum, afinal vampiro é um mito e assim por diante.
Eu te desafio a pesquisar Google“vampirismo real”; “vampiros imagens”.
Após esta pesquisa, você constatará que os resultados para “VAMPIROS” no Google, é sobremodo elevado, muito mais do que os resultados para “JESUS CRISTO”.
É lamentável que a autora de “Crepúsculo”+”Lua Nova”+ Eclipse + Amanhecer está ficando cada vez mais rica a custa do empobrecimento espiritual dos fãs desta questionável saga.
A propósito, de acordo com pesquisas do próprio Google, o livro Amanhecer já vendeu mais de 55 milhões de exemplares, este é a conclusão da saga denominada épico romântico,em que não se trata apenas de vampiros mas entra em cena o lombisomem Jacob...

A palavra de Deus nos adverte: “Tu ordenaste os teus mandamentos, para que diligentemente os observássemos”Sl 119.4
Digo, porém:andai no Espírito, e jamais satisfareis à concupiscência da carne” Gl 5.16

7 comentários:

Guga disse...

Eu como "conhecedor" da palavra, imagino que essa autora Sthephenie Meyer é uma das enviadas pelo "Cão" pra mecher com as cabeças adolescentes, infiltrar nelas idéias absolutamente inesistentes começando com um "VAMPIRO BOM E BONITO" como relatado, isso não existe, vampiros nao existem, é uma lenda... depois com um amor entre um ser humano e o tal VAMPIRO. Como isso??? Eu li o livro Crepúsculo, não vou dizer que a história é ruim, porém, somente que "não é boa" se é que me entendem... Ao meu ver, essa série de livros não passa de pura bruxaria e ilusionismo, que vem tomando conta dos adolescentes atualmente!

Lembrando... essa eh a minha opinião! Muitos irão contestar!

Unknown disse...

Seu blog é um amor! Passe no meu blog de selinhos e pegue o seu.

Com Carinho,

Bete

Silvana disse...

Oi amiga...quando eu lia este post me arrepiei do começo ao fim... vou colocar nas minhas orações as vidas destes adolescentes e jovens que estão lendo...sinceramente, eu não tinha ouvido falar nesta saga ainda... bjao

Silvana disse...

oi cleo.. o nome dela era Kelly Trukane, ela trabalhava no CAIC 2 qdo morreu, mas ela trabalhou tb no Ita Sampaio no parque verde, ela era da igreja do evangelho quadrangular por muitos anos, conheci ela lá, há uns 15 anos mais ou menos... e ela estava frequentando uma igreja que nao lembro a demoninação... eu fiquei sabendo na 2ª feira de manha, de tarde fui ao velorio, fui trabalhar na 3ª feira normalmente, e na quarta a tarde qdo cheguei na escola (estou trabalhando no emilia galafassi com PS, saí do escritorio) elas me barraram e dispensaram todos os alunos, pq a SEMED tinha ligado e perguntado quem tinha ido ao velorio e que era para dispensar os alunos. Entao estou sendo monitorada até dia 17/08...mas comigo e com minha familia creio que nao vai acontecer nada... Deus é maior... claro que se eu soubesse da suspeita nem teria ido...bjos

De cara limpa! disse...

Tem homengem pra ti lá no meu blog! Espero sua visita! beeijo

Loidy disse...

Cléo!!!! Como Deus é fiel!!!!!
Minha filha assistiu esse filme com amiguinhas da escola. E chegou em casa toda animada dizendo q. o filme é lindo coisa e tal. Mas algo me dizia q. devia orientá-la pelo fato do filme incluir vampiros.... Resumindo.... O Espirito Santo mesmo não tendo conhecimento fez com q. eu alertasse minha filha, e sua abordagem abriu minha mente para o perigo.....
Obrigadaaaaa Jesuuusssssssssssssssss!!!!!
Que o Senhor continue lhe abençoando.
Um abraço amada!!!!
Loidy

Tânia Gonzales disse...

Bom dia, Cleonice! Eu achei muito importante o seu comentário sobre esta série. Eu, após perceber o grande interesse das adolescentes e jovens por esta série, escrevi um livro de romance gospel que fala sobre quais as qualidades que um rapaz deve ter para conquistar o coração de uma garota. Em meu livro há uma professora da EBD que leu os dois primeiros livros da série para poder conversar com as suas alunas. Se você quiser ler o livro ele está disponível no site Bookess.com - Título do livro: "Edward Cullen não existe! Príncipes existem!" Autora: Tânia Gonzales. Dê uma olhada e depois me dê a sua opinião. Eu também tenho ujm blog : http://romancegospel.blogspot.com
Nele eu estou postando partes dos capítulos de meu livro e colocando também alguns itens para discussão. Agradeço a sua atenção.