sábado, 18 de julho de 2009

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE AUTO ESTIMA

A auto estima tem seu fundamento na psicologia moderna, entre os principais percussores estão, Abrahm Maslow e Rogers (psicólogos da teoria da motivação, saúde mental positiva e a abordagem de suas teorias é centrada na pessoa).

É sabido que antes da psicologia, filósofos já tratavam do assunto, porém sem muito destaque. No século XVI, o filósofo Michael de Montaigne já asseverava que “a pior desgraça para nós é desdenhar aquilo que somos”. De acordo com a bíblia, somo imagem e semelhança de Deus(Gn 1.26).
Quando se fala em auto estima, geralmente é tratado de forma superficial e pautada no senso comum. Afirmo isso por ter constatado por longo período de vivência com pessoas consideradas desprovidas de boa auto estima. Enquanto profissional atuante na secretaria de Ação Social , sempre que se pensava em fazer algo para melhorar a vida dos moradores da periferia, ou das mulheres vítimas de maus tratos ou ainda adolescentes abrigados, era comum a sugestão de montar um salão de beleza em um determinado dia, arrumar roupas novas para estas pessoas, arrumar cabelo, maquiagem etc, visando aumentar a auto estima delas.

Na maioria das vezes é desconsiderado que o bem estar de uma pessoa vai muito além do aparente. Não pretendo com esta afirmação fazer apologia ao desleixo, mas considerar que somos muito mais do que os olhos humanos podem ver.
Acredito que só Deus pode dar o real valor a cada ser humano. Podemos e devemos cuidar do nosso corpo, da nossa alimentação, se vestir bem se possível, mas isso não é parâmetro de avaliação de auto estima baixa ou alta.
Há poucos dias ouvi algo que me chamou atenção, uma amiga comentou a respeito de um casal cristão que haviam optado pelo divórcio: “...também aquela mulher não se arrumava, não se cuidava, tem mau gosto para se vestir...”, mais uma vez afirmo que sou contra o desleixo, busco melhorar nessa área da minha vida, entretanto, lamento que há pessoas que acredita que o modo de se vestir, maquiar é sinônimo de elevada auto estima ou que por si só, pode sustentar um casamento,emprego ou ministério.
Não pretendo generalizar, mas acredito que por trás de uma boa maquilagem, um corpo malhado e roupas caras e da moda, muitas vezes encontramos pessoas frustradas, sem esperança e vazias de Deus.
Eu ainda questiono a tão propagada auto estima, considerando que de acordo com seus percussores, ter alto estima é ter o ego elevado, colocando este como essência do bem estar no mundo, para tanto devemos nos amar. É claro que devemos nos cuidar, todavia penso ser pecado promover o nosso ego. Em Mateus 16. 24 e 25, no admoesta :”...se alguém quiser vir após mim, renuncie-se a si mesmo...”, que relação há entre renúncia de si e auto valorização?
Ainda, em provérbios 31.30 consta que “enganosa é a beleza e vã a formosura...”, conforme a palavra de Deus o que deve prevalecer na vida do cristão é o temor ao Senhor.
Recentemente li no blog WWW.dicasdemulhervirtuosa.blogspot.com a seguinte frase: “ para ser bela, pára um minuto diante do espelho, cinco minutos diante da sua alma e quinze minutos diante do Senhor”. Eis aí uma boa receita não só para as mulheres mas para todos os cristãos que buscam primeiro o reino de Deus e a sua justiça, negando a si mesmo e se despindo de toda futilidade oferecida pela mídia que promove expectativa exarcebada até mesmo em muitos cristãos que sinceramente buscam agradar a Deus, mas muitas vezes são enganados por tantos manjares que o mundo oferece.

0 comentários: